Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


São José dos Campos recebe pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante

Nos dias 27 e 28 de novembro, São José dos Campos receberá pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi), evento gratuito realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pela ACAM Portinari Organização Social de Cultura. Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro, que ocorrerá no Sesc.

“Depois de dez anos ininterruptos de sucesso na Capital, decidimos ampliar o alcance do Encontro Paulista de Museus, tornando o evento itinerante e, assim, capaz de atender a todas as regiões paulistas. Isso fortalece a articulação do SISEM-SP com os museus e facilita o acesso das pequenas e médias instituições às políticas públicas e ferramentas de qualificação, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do EPMi Vale do Paraíba e Litoral.

A agenda de debates e troca de experiências tem início com a conferência “Gestão Museológica: Propósitos, Parâmetros e Práticas”, proferida pela diretora-executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri.

Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Infraestrutura e segurança”, terá mediação de Beatriz Royer (Representante Regional do SISEM-SP para a Baixada Santista) e participação de Lucas Melo Ferreira e Marcia Egas (Museu de Arte Sacra de Santos), Lúcia Helena (Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande) e Hawiza Banheza (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba).

O painel “Gestão e governança”, com mediação de Beatriz Royer (Representante Regional do SISEM-SP para a Baixada Santista) contará com os participantes Thaís Moron (Museu de Pesca), Marina Silveira (Museu Felícia Leirner) e Diana Poepcke (Museu de São Luís do Paraitinga/Casa Osvaldo Cruz).

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Vale do Paraíba e Litoral é dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h. Cada uma delas oferece 30 vagas e a inscrição no Encontro não garante automaticamente a vaga nas oficinas, que tiveram inscrições distintas e terminam hoje (dia 22). Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior.

Veja quais serão as oficinas:

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina CEM-SP: gestão de segurança de acervo, com Bárbara Rodrigues Paulote e Ana Carolina Xavier Ávila, ambas da equipe ACAM Portinari, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

EPMi

O EPMi percorreu, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

 

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi Vale do Paraíba e Litoral)

Quando: 27 e 28 de novembro

Onde: SESC São José dos Campos

Inscrições: até as 17h de 22 de novembro, no link https://cem.sisemsp.org.br

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas – São José dos Campos/SP

 

Fonte: Super Rádio Piratininga, Novembro/2019 (https://www.radiopiratininga.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui


VLI implanta projeto que contribui para a geração de renda em comunidades pesqueiras
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos