São José Dos Campos recebe pela primeira vez o Encontro Paulista De Museus Itinerante II

Evento gratuito acontecerá no Sesc e contará com atividades relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus

Nos dias 27 e 28 de novembro, São José dos Campos receberá pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi), evento gratuito realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pela ACAM Portinari Organização Social de Cultura. Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro, que ocorrerá no Sesc.

“Depois de dez anos ininterruptos de sucesso na Capital, decidimos ampliar o alcance do Encontro Paulista de Museus, tornando o evento itinerante e, assim, capaz de atender a todas as regiões paulistas. Isso fortalece a articulação do SISEM-SP com os museus e facilita o acesso das pequenas e médias instituições às políticas públicas e ferramentas de qualificação, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do EPMi Vale do Paraíba e Litoral.

A agenda de debates e troca de experiências tem início com a conferência “Gestão Museológica: Propósitos, Parâmetros e Práticas”, proferida pela diretora-executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri.

Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Infraestrutura e segurança”, terá mediação de Beatriz Royer (Representante Regional do SISEM-SP para a Baixada Santista) e participação de Lucas Melo Ferreira e Marcia Egas (Museu de Arte Sacra de Santos), Lúcia Helena (Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande) e Hawiza Banheza (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba).

O painel “Gestão e governança”, com mediação de Beatriz Royer (Representante Regional do SISEM-SP para a Baixada Santista) contará com os participantes Thaís Moron (Museu de Pesca), Marina Silveira (Museu Felícia Leirner) e Diana Poepcke (Museu de São Luís do Paraitinga/Casa Osvaldo Cruz).

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Vale do Paraíba e Litoral é dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h. Cada uma delas oferece 30 vagas. Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior.

Veja quais serão as oficinas:

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina CEM-SP: gestão de segurança de acervo, com Michael Argento e Otávio Balaguer, ambos da equipe ACAM Portinari, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

EPMi

O EPMi percorreu, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi Vale do Paraíba e Litoral)

Quando: 27 e 28 de novembro

Onde: SESC São José dos Campos

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas – São José dos Campos/SP