Secretaria de Agricultura celebra 130 anos com anúncios, em evento em Campinas

Os 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foram comemorados em Campinas nesta terça-feira (30) em uma cerimônia no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Como parte da celebração, houve assinatura de convênios e decretos, servidores foram homenageados e novos laboratórios e tecnologias para o cultivo de feijão e de mandioca foram entregues.

Entre as assinaturas do dia foram oficializados o novo Decreto de Inspeção do SISP (Serviço De Inspeção de Produtos de Origem Animal); convênio com a Associação de Criadores de Zebu para Programa Pró-Genética; protocolo de intenções com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira para Pesquisa com Cacau); e lançamento do Portal de Valor da Produção Agropecuária do Instituto de Economia Agrícola.

Foram entregues ainda novos tipos (cultivares) de feijão e mandioca e ração sustentável para agricultura, além de serem descerradas as placas dos seguintes laboratórios: Laboratório de Aves e Ovos, do Instituto de Zootecnia; de Experimentação de Sanidade de Peixes, do Instituto de Pesca; Planta-Piloto de Processamento Térmico, do Instituto de Tecnologia de Alimentos; e reforma do Laboratório de Doenças de Suínos “Washington Sugay”, do Instituto Biológico.

Para o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), a pandemia de Covid-19 trouxe muitos aprendizados, entre eles a importância de acreditar na ciência e investir em pesquisa. Já o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, frisou a importância da participação de cada uma das pessoas que passaram pelo Instituto nesses 130 anos. “O nosso reconhecimento a todos que nos ajudaram a chegar até este momento. O desenvolvimento do agronegócio brasileiro começou por São Paulo com a criação do IAC há 134 anos e depois com a Secretaria de Agricultura”, disse.

Segundo o prefeito Dário Saadi (Republicanos), Campinas também tem sido beneficiada diretamente com a presença dos Institutos Paulistas de Pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura. “O que se fez de pesquisa na Secretaria e nos Institutos foi o que desenvolveu a agricultura de todo o Brasil.”

Fonte: Radar C

30 Novembro 2021

Evento no IAC comemora os 130 anos da Secretaria Estadual de Agricultura
Prefeito Dário Saadi participou da celebração em que foram assinados convênios, entregues novos laboratórios e tecnologias.