Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
Semana do Peixe já tem logotipo e apoio oficial do Mapa à mobilização do setor

Fonte: Seafood Brasil, Ago/2016 (http://seafoodbrasil.com.br/)

Notícias - 3 de agosto de 2016 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aderiu oficialmente à mobilização em prol da 13ª Semana do Peixe. A data, entre 1º e 15 de setembro de 2016, foi referendada pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), que lançou uma página especial dentro do site do Ministério com um banner rotativo na Home. 

Além disso, o Mapa designou pessoal especializado para articular ações de mobilização e apoio ao setor privado. “As ações envolvem todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor final, e são realizadas nos principais pontos de comercialização e consumo de pescado: supermercados, feiras livres, bares, hotéis, restaurantes entre outros”, diz a página do Ministério. 

Com o apoio oficial do Mapa, a campanha agora já tem um logotipo oficial e um manual de aplicação de marca - os mesmos de 2015. Ambos já estão liberados para uso em ações relacionadas à Semana do Peixe 2016 e podem ser baixadas nos links liberados ao fim deste informativo. Outras ações oficiais serão divulgadas em breve. 

Mídia e patrocínios 

A articulação do segmento produtivo ganhou recentemente o patrocínio das empresas Camil Alimentos, Gomes da Costa, Dell Mare e Alaska Seafood Marketing Institute. Os parceiros vão realizar iniciativas específicas no âmbito da Semana, com eventos, treinamentos e apoio à mídia. 

Outra novidade é que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aproveitou a reunião recente de seu Comitê Jurídico, que congrega profissionais de diversos Estados do País, para falar sobre a realização da Semana do Peixe e convocar as empresas supermercadistas de modo que ajudem a divulgá-la dentro de suas corporações. No fim de agosto está prevista uma coletiva de imprensa na qual serão divulgadas diversas ações da campanha em todo o País. 

Além disso, a entidade, que já havia iniciado a divulgação da campanha às suas 27 associações estaduais, agora vai distribuir o logotipo e identidade visual para folheteria nas lojas. Outro destaque da mobilização da Abras foi a reportagem publicada na edição de julho da revista SuperHiper. 

O 2º Anuário Seafood Brasil, com circulação na segunda quinzena de agosto, terá uma artigo assinado em conjunto pelo coordenador da mobilização do setor privado em prol da Semana do Peixe, Abraão Oliveira, e por Pedro Pereira e Silvio Romero, coordenadores-adjuntos do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura da Fiesp (Compesca). 

Porta-voz da mobilização, Romero concederá entrevista em 05 de agosto para a TV Canção Nova, no programa Mais Saúde, apresentado pela nutricionista Dra. Gisela Savioli, que vai tratar do incentivo ao consumo de pescado. 

A Fazenda Marinha Ilha de Búzios também anunciou que fará uma missão com jornalistas para conhecerem a área da empresa, em Ilhabela (SP), especializada no cultivo de bijupirá. 

Eventos paralelos 

O Instituto de Pesca de São Paulo, uma das primeiras entidades a manifestar apoio oficial à campanha, divulgou sua programação completa de eventos dirigidos ao consumidor final. Nos 15 dias que compõem a Semana, vai realizar uma série de atividades no Museu de Pesca, em Santos (SP), e no auditório do instituto, na capital paulista. 

Estão programadas oficinas de arte, palestras, visitas monitoradas e tendas montadas especialmente para apresentar ao público geral informações sobre a origem do pescado, aquicultura, meio ambiente, biologia marinha, consumo responsável, entre outros temas. 

Outra pioneira na campanha entre as instituições de pesquisa e extensão, a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Norte também anunciou que irá realizar palestras sobre como comprar e preparar produtos de pescado, hábitos e preferências do consumidor potiguar, além de minicursos, entrevistas e divulgações sobre os benefícios do consumo de frutos do mar, como informa o professor coordenador do Laboratório de Tecnologia do Pescado da UFRN, Rodrigo Carvalho. 

Ainda no âmbito acadêmico, o Laboratório de Tecnologia de Carnes e Pescados da Universidade Federal do Tocantins também já endossou a iniciativa. “Nosso Laboratório vem participando ativamente nesse evento desde 2003″, diz o coordenador do espaço, o professor Pedro Ysmael Cornejo Mujica. 

No dia 08 de setembro, a Fiesp irá realizar o seminário “O Sucesso do Pescado – Não é História de Pescador!”. Varejo, fornecedores e demais interessados irão conhecer os cases de sucesso que inspiram a cadeia produtiva. 






Para acessar a notícia clique aqui
Rabobank: Regal Springs entry into Brazil could drive tilapia output close to 500,000t