Semana do Pescado prossegue com eventos por todo o Brasil

Iniciada em 1º de setembro, a 16ª edição da Semana do Pescado prossegue até o dia 15 com o intuito de incentivar a comercialização de todos os itens de pescado (peixes, moluscos e crustáceos) no varejo e food service. Para que isso se torne realidade, uma série de ações, continuam a ser realizadas na segunda metade da quinzena.

Além de o varejo seguir com promoções, vários eventos têm marcado o período da Semana do Pescado. Eles estão ocorrendo em diferentes regiões do Brasil, sempre tendo como objetivo estimular o consumo da proteína. E são organizados por diferentes entidades do setor, como universidades e institutos de pesquisa, além de grupos produtores de pescado.

Em Santos, o Instituto de Pesca realiza mais ações para estimular o consumo de pescado e oferecer informações ao público em geral. Nesta segunda-feira, ocorre a Oficina Gastronômica sobre PENACOS, com o público participando de uma aula-show com chefs renomados da região. Em seguida, será realizada degustação de alguns pratos utilizando espécies não convencionais de pescado.

Já para o próximo sábado, está programada oficina de origami no Museu do Instituto de Pesca voltada para crianças, que ajudarão a montar um “Painel da Semana do Pescado”. A ideia do evento é incentivar o consumo de pescado pelo público infantil, enfatizando os benefícios de seu consumo à saúde.

Em Santa Catarina, a Semana do Pescado tem como atração maior a 20ª Fenaostra, que começou a ser realizada na última sexta-feira e vai até 15 de setembro na Praça Fernando Machado, no centro de Florianópolis. A programação terá shows, seminários de maricultura, gastronomia, concursos e apresentações culturais. Na quarta-feira, às 13h30, técnicos da Epagri e da UFSC participarão do Seminário Técnico da Fenaostra, trazendo novidades na área de pesquisa para o setor.

Em Porto Alegre, o Criativos Compulsivos, um espaço de coworking, recebe dois eventos relacionados com a temática dos pescados. Nesta segunda-feira, ocorre o Peix)aria Desafio Gastronômico Universitário, que busca aproximar inovação e conhecimento do ambiente acadêmico, do mercado e dos consumidores. Ele apresentará receitas de pescado e ingredientes típicos, habituais no Rio Grande do Sul, uma homenagem para a cultura e história local. Equipes de estudantes de cursos de Graduação em Gastronomia e afins inscreverão e prepararão receitas com pescado. As melhores receitas podem ser apresentadas em e-book do evento peiX)aria e conteúdos de patrocinadores e apoiadores. O peiX)aria Desafio Gastronômico Universitário tem apoio institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Já na terça-feira, será a vez do PeiX)aria Evento Gastronômico – Criatividade Experimental, das 18h às 21h. No food co-working, o Criativos Compulsivos propõe uma atmosfera de desenvolvimento criativo em todas as frentes necessárias para a experimentação gastronômica. O pescado utilizado é criado de forma sustentável, em aquaponia comercial, assim como as hortaliças, em sistema único nesta escala produtiva no Brasil. Em seu preparo, o peixe será defumado em equipamento automatizado fabricado no Rio Grande do Sul, que pode ser de uso caseiro e comercial, de simples manuseio, com diferentes tipos de madeiras locais. Ingredientes típicos gaúchos integrarão as receitas, como sal marinho temperado, molhos e acompanhamentos. O evento é exclusivo para convidados da cadeia do pescado no Estado e potenciais multiplicadores, sendo integrado pelas empresas AQP Brasil, Produxxi e Sal Mar & Horta.

Em Castanhal (PA), o Acquapará 2019, iniciado no sábado, prossegue até o dia 15 no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota. O evento, realizado pela Agropesca Pará Consultoria LTDA e o Sindicato Rural de Castanhal, faz parte da programação da 51ª Expofac, a Feira Agropecuária de Castanhal.

Já em São Paulo, nesta terça-feira, acontecerá o seminário "Regulamentação Sanitária sob a ótica Jurídica". O evento será realizado das 9h às 16h, na FMVZ/USP bloco 17, sala Pau Brasil.

Confira a programação completa da 16ª edição da Semana do Pescado e o mapa com os eventos já agendados: https://www.semanadopescado.com.br/#programacao

Fonte: Semana do Pescado, Setembro/2019 (https://www.semanadopescado.com.br)

Instituto de Pesca oferece curso sobre piscicultura II