Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS: Hoje, Dia Internacional dos Museus, o público poderá assistir lives com visitação ao vivo ao Planeta Inseto e Museu de Pesca

Hoje, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, uma ação será realizada no YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, em 18 de maio, às 11h e às 15h. Na segurança e no conforto de casa, o público poderá matar a saudade do Planeta Inseto, único zoológico de insetos do Brasil, e do Museu de Pesca, uma das principais atrações turísticas da cidade de Santos. Os dois espaços de divulgação da ciência, mantidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizarão lives em 18 de maio com visitação ao vivo em diversas de suas atrações. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A visita virtual ao vivo ao Planeta Inseto ocorrerá às 11h, no YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Às 15h, no mesmo canal, será transmitida a visita virtual ao Museu de Pesca. O objetivo é levar conhecimento, de forma divertida ao público, já que os espaços estão fechados desde o ano passado devido à pandemia de Covid-19. Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus.

 

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que ocorre todos os anos em comemoração do Dia Internacional de Museus. O objetivo da ação é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante desses espaços e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

 

O Planeta Inseto


O Planeta Inseto é uma exposição permanente do Instituto Biológico (IB-APTA), realizada de forma presencial na Capital paulista. No local, os visitantes podem ter acesso a informações sobre formigas, abelhas, bicho-da-seda, bicho-pau, baratas e besouros. Além disso, podem conhecer os insetos de importância médica, saber o que é controle biológico e ver como funciona um laboratório entomológico.

Na exposição é possível ainda aprender as características que diferenciam um inseto de outros animais, como o corpo dividido em três partes [cabeça, tórax e abdômen], um par de antenas e três pares de pernas. De forma lúdica e interativa, o público do Planeta Inseto recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. Estima-se que existam mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e que haja mais milhões a serem identificadas.

A mostra tem como público-alvo crianças e adolescentes de três a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. O público pode conhecer no local quatro espécies de abelhas sem ferrão e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos.

Sediado no Museu do Instituto Biológico, o Planeta Inseto conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Confira mais sobre a exposição virtual do Planeta Inseto clicando aqui.

Desde a inauguração, em 2010, o Planeta Inseto já recebeu mais de 400 mil visitantes no museu físico e itinerante. O público pode ter acesso a uma versão virtual clicando aqui.

O Museu de Pesca

Mantido pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), o Museu de Pesca tem a missão de divulgar as ações de pesquisa do Instituto e destacar a importância da preservação do meio ambiente e da vida aquática, promovendo a educação ambiental.

 

Museu da Pesca. FotoÇ Divulgação.


No local, são desenvolvidas atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental, estimular a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais, marinhos e continentais, além de promover a aquicultura sustentável.

 

Guia no site do Museu da Pesca

Na visita presencial, para o grande público, as principais atrações são um imponente esqueleto da baleia Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e sete toneladas, e os diversos exemplares de tubarões. O espaço é considerado uma das principais atrações turísticas de Santos, recebendo cerca de 50 mil pessoas anualmente. O público pode acessar a exposição virtual do Museu clicando aqui.

 

SERVIÇO

Lives – Visita virtual ao Planeta Inseto e Museu de Pesca

Data: 18/05/2021
Horários:11h – Planeta Inseto e 15h – Museu de Pesca

 

Fonte: ArteCult, 18 maio 2021 (http://artecult.com/lives-com-visitacao-ao-vivo-ao-planeta-inseto-e-museu-de-pesca/)

Bacia do rio Piracicaba comemora os 100 anos de Nelson de Souza Rodrigues, visionário na cultura e na natureza