SP: eventos e lançamentos de livros marcam a 24ª Semana da Alimentação, diz SAA

A 24ª Semana da Alimentação, organizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio de sua Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), contou com a realização de importantes eventos; entre eles: a abertura no dia 9 de outubro, que contou com um seminário com diversas palestras, sobre veganismo, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), desertos alimentares e desperdício de alimentos. Ao final do evento, o livro “Alimentação saudável: mais cor e sabor no seu prato” foi lançado por meio do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans).

Concurso de Gastronomia do Centro Universitário São Camilo
Em parceria com o Centro Universitário São Camilo, o evento realizado no dia 10 de outubro, no campus Pompéia teve a participação de 3 duplas e uma participante individual. A proposta era que cada time apresentasse uma preparação utilizando Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e os jurados julgariam de acordo com a postura na cozinha, visual, aroma do prato, cor, textura e sabor. Os 3 primeiros lugares levaram um kit de facas para chefe como prêmio.

Dia das Crianças no Parque Água Branca
Como programado, a equipe da Codeagro levou uma festa de conscientização e alimentação saudável para o Parque Água Branca, em São Paulo no dia 12 de outubro. O evento contou com uma oficina culinária para crianças, mesa expositiva com alimentos para uma melhor composição na lancheira infantil, videogame de frutas, oficina de hortas e vasos em argila, exposição do Museu de Pesca e do Planeta Inseto, exibição de teatro, montagem de mini composteira com distribuição de compostos orgânicos, exames de diabetes, hepatite, odontológicos entre outros, e ainda o Bloco de Carnaval Mamãe Eu Quero para animar a criançada.

No total foram coletados 800 testes de glicemia, 587 exames para hepatite C, 450 aferições de pressão arterial, 280 testes IMC, 700 pessoas passaram pela orientação bucal, 218 pela massoterapia e 48 crianças passaram pela orientação pediátrica. O evento foi gratuito e aberto ao público e organizado em parceria com a Prefeitura Regional da Lapa, Rotary Club Lapa e Alto da Lapa, Instituto Mapfre, bloco “Mamãe eu quero”, Instituto de Pesca, Instituto Biológico, Centro Universitário São Camilo, Unesp Botucatu e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Ação de voluntariado
No dia 13 de outubro, uma equipe de representantes da Codeagro realizaram uma ação de voluntariado no Clube da Terceira Idade Horizonte Azul, onde prepararam um café da manhã saudável para os idosos e depois se reuniram para um momento de contação de histórias, focadas no estilo de vida saudável, para alegrar a vida dos membros do Clube.

Encerramento: Dia mundial da alimentação
O prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP) ocorreu na segunda-feira, 16 de outubro, no Salão Nobre da Pasta, na capital, foram premiadas duas categorias: a melhor pesquisa científica e o melhor programa ou projeto de Política Pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo.

Na mesma ocasião houve o lançamento do livro “Alimentação escolar: Promovendo a saúde do futuro”, publicação desenvolvida pelo Cesans, com o objetivo de servir de guia para professores, merendeiras e nutricionistas para uma alimentação mais adequada para a saúde de crianças e adolescentes. A publicação está disponível para download gratuito no site da Codeagro e em todas as livrarias digitais (Livraria Cultura, Kobo, Amazon, Issuu e iTunes).

No encerramento do evento, Arnaldo Jardim, titular da Pasta, agradeceu a presença de todos e ressaltou que os órgãos da Secretaria de Agricultura atuam em sintonia para atingir o objetivo comum: produção agropecuária saudável. “Desde a pesquisa de novos cultivares resistentes a pragas, estudos de custo de produção e tecnologia para conservação e embalagem; passando pela assistência técnica para a produção e comercialização e a fiscalização da aplicação das normas estaduais e federal, todo esse caminho é acompanhado pela Secretaria de Agricultura”, afirmou, lembrando que o tema interessa a todos os setores da economia.

José Valverde Machado Filho, coordenador Codeagro e secretário-executivo do Consea-SP, destacou que a busca pela saudabilidade dos alimentos é uma firme determinação do secretário Arnaldo Jardim. Parafraseando Josué de Castro, afirmou que uma parte de população brasileira não come e a outra não dorme, porque tem medo. “Os ingredientes da paz são: o pão e o amor”, concluiu.

Fonte: Página Rural, Out/2017 (http://www.paginarural.com.br)
Para acessar a notícia clique aqui

AGRONEGÓCIOS - APTA apresenta 17 tecnologias para os agronegócios no InovaCampinas