Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


SP: SAA destaca ações no Dia Mundial da Agricultura II

20 de março é marcado pela comemoração do Dia Mundial da Agricultura.  Em meio a situação de combate ao Covid-19 enfrentada mundialmente, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo destaca o valor da atividade e destaca algumas de suas ações em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, levando critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental. As ações da Pasta envolvem o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de produção, a extensão rural, a defesa agropecuária e o abastecimento.

De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), os principais produtos do agronegócio paulista são: cana-de-açúcar, carne bovina, laranja, soja, carne de frango, ovo de galinha, milho, café beneficiado e leite.

Pesquisa e Desenvolvimento
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo conta com seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), que desenvolvem pesquisas para todo o agronegócio. Os trabalhos visam o desenvolvimento de novas tecnologias que impactam positivamente todo o setor produtivo, aumentando a produtividade, reduzindo o uso de insumos, gerando mais renda aos produtores e disponibilizando alimentos seguros e com alta qualidade para a indústria e consumidores. Além do desenvolvimento tecnológico, a Apta e suas unidades se destacam pelos serviços prestados para todo o setor de produção do agronegócio. Em 2019, 438 mil análises laboratoriais foram realizadas pela Apta, número 7% superior ao ano de 2018.

Para agricultura, destacam-se as ações do Instituto Agronômico (IAC-Apta), referência em melhoramento genético convencional de plantas agrícolas, ao mesmo tempo em que participa de programas de pesquisa de genoma, transgenia e cisgenia, em parceria com redes nacionais e internacionais. Um dos destaques do IAC é o desenvolvimento de novas cultivares de plantas mais produtivas, resistentes a pragas e doenças e com características que agradam a indústria e os consumidores. O IAC já desenvolveu 1.090 cultivares de 100 espécies, sendo 15 delas em 2019, além de pacotes tecnológicos que envolvem desde o plantio à pós-colheita, incluindo estudos de solo, clima, praga, doenças e segurança e eficiência no controle químico.

O Instituto Biológico (IB-APTA) também desenvolve ações relacionadas à agricultura, voltadas à sanidade vegetal e animal. Um dos destaques do Instituto é o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias relacionadas ao controle biológico, em que é possível utilizar microrganismos e parasitoides predadores para controlar pragas e doenças de importância agrícola. Com isso, se reduz, ou até mesmo se elimina a necessidade da aplicação de defensivos agrícolas. O Instituto já assessorou na implantação e manutenção de 75 empresas brasileiras que produzem fungos para controle biológico, por meio de seu Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico (Probio). O IB também desenvolve trabalhos de alta relevância para a sanidade animal, atuando há mais de 40 anos no diagnóstico de diversas doenças infecciosas, bacterianas, virais e parasitárias, incluindo as zoonoses que acometem os animais de produção. Além do controle de sêmen e embriões em centrais de inseminação e por fim exames sanitários para exportação de animais vivos.

Na área animal, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) desenvolve trabalhos há mais de um século visando elevar a produtividade, a eficiência e o bem-estar animal. As pesquisas visam aumentar o ganho de peso, reduzir o tempo de abate, diminuir os custos de produção e minimizar os impactos ambientais.  O Instituto conta com três áreas estratégicas de pesquisa na área de sistemas integrados de produção agropecuária, produção sustentável de carne e produção sustentável de leite. As áreas estão alinhadas à missão institucional, aos programas estratégicos da SAA e às políticas públicas do Estado de São Paulo. Neste contexto, o IZ mantém seu compromisso com a sustentabilidade e inovação na produção animal, com fortalecimento de cadeias produtivas mais eficientes.

O Instituto de Pesca (IP-Apta) é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de Pesca, Aquicultura e Limnologia, visando à obtenção e disseminação de novos conhecimentos e tecnologias destinados à melhoria do agronegócio do pescado e da qualidade ambiental.

Juntando as competências de diversas áreas do agronegócio, a Apta Regional, que é formada por 16 Unidades de Pesquisa espalhados por todo o Estado de São Paulo, gera tecnologias e presta serviço para todo o setor de produção, com soluções acessíveis a pequenos, médios e grandes empresários rurais. Os benefícios dos trabalhos visam desde a fixação do pequeno produtor ao meio rural, até a abertura de novos mercados. A Apta Regional tem forte atuação na transferência de tecnologia e de conhecimento e atendimento especifico das demandas regionais, o que promove um diferencial competitivo em regiões de pouco acesso a pesquisa e tecnologia.

Na ponta da cadeia, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas. O Instituto concentra suas atividades em três áreas especializadas em tecnologia, ciência e qualidade de alimentos e embalagens. O Ital também oferece serviços de consultoria, capacitação e análise para empresas, com garantia de isenção e competência.

De forma estratégica, o IEA pesquisa, analisa, gera e divulga conhecimento e informação de qualidade para atender às necessidades da agricultura e da sociedade em geral. Essas informações servem de parâmetro para a tomada de decisões e para formulação de políticas públicas, induzindo o sistema a melhores negociações, em benefício de todas as cadeias de produção do setor, nos âmbitos estadual e nacional.

O papel da extensão rural na agricultura paulista
A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cdrs), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem a missão de promover a oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, fibras e bionergia. Por meio da transferência de tecnologia vinda dos Institutos de pesquisa da SAA, e com foco na inovação, no empreendedorismo e na gestão de risco, vem modernizando a infraestrutura do campo, o uso da terra e dos recursos naturais, de forma a agregar valor e competitividade aos produtos, para a melhor qualidade de vida da população.

Os agricultores paulistas têm no extensionista rural, profissional que atua na linha de frente da Cdrs, o técnico que tem a responsabilidade de fazer chegar aos agricultores a orientação necessária ao processo produtivo, as novas tecnologias desenvolvidas pela pesquisa, além de ser um profissional facilitador do acesso às políticas públicas.

O trabalho de assistência técnica e extensão rural da Cdrs se desenvolve junto às comunidades rurais, garantindo a segurança alimentar, fortalecendo o setor agrícola em todas as cadeias produtivas, com a promoção de capacitação e transferência de tecnologia, dessa forma garantindo a melhor e maior oferta de produtos e, com isso, provendo a alimentação da população em ações que vão do campo até a mesa e a economia nacional.

Defesa Agropecuária: segurança e qualidade para o consumidor
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), outro órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve ações fundamentais para levar segurança e qualidade para o consumidor. Seu trabalho envolve do campo ao prato, passando por toda a cadeia de produção e seus esforços garantem a saúde da população, formando um manto que protege a agricultura estadual.

Segundo Cesar Daniel Krüger, assessor da CDA, a Defesa é um instrumento para preservar a qualidade dos rebanhos, das culturas vegetais e do uso correto de insumos da agropecuária, atuando como agente fiscalizador e de controle. “Atuamos também na conservação e defesa do solo e fiscalizamos os estabelecimentos que comercializarão os produtos no Estado, por meio do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisp)”, afirma.

 

Fonte: Página Rural, Março/2020 (http://www.paginarural.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui


Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo destaca ações no Dia Mundial da Agricultura II
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos