Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
Tempestade de poeira em diversas cidades da região sudeste assusta moradores

NAIRÓBI
O presidente Jair Bolsonaro editou decreto para promulgar a Decisão Ministerial de Nairóbi sobre a Competição nas Exportações, acordada na 10ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 19 de dezembro de 2015 e já referendada pelo Congresso Nacional. Essa conduta desleal, praticada principalmente por países desenvolvidos, passou a ser debatida pelos membros da OMC em dezembro de 2015.

1.000 DIAS
O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), anunciou, uma série de ações para o Amapá, durante evento que marca as comemorações aos 1.000 dias de gestão do país. Realizada em Macapá, a cerimônia teve a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes.

TEMPESTADE
A tempestade de poeira ocorrida em diversas cidades da Região Sudeste foi resultado de alguns fatores como: o período seco, temperaturas elevadas e a estiagem prolongada, que deixaram o ar com muito material particulado (poeira) em suspensão no ar e no solo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada da primavera trouxe as primeiras pancadas de chuva formando nuvens carregadas (cumulonimbus) mais ao sul das cidades do interior de São Paulo.

MUSEU DE PESCA
O Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comunicou que, à partir de 1º de outubro, o Museu de Pesca, localizado na cidade de Santos (SP), foi reaberto para visitação do seu fiel público e de novos visitantes. Com o espaço estava fechado desde março de 2020, devido à pandemia de COVID-19, a Diretora do Museu, Thaís Moron, comemora o retorno às atividades.

AGRO LEGAL
O Vice-Governador, Rodrigo Garcia, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Penido, lançaram, no Auditório do Centro de Cana em Ribeirão Preto, o Manual Técnico de diretrizes e orientações do PRA – Programa de Regularização Ambiental que junto ao CAR – Cadastro Ambienta Rural compõem o programa AGRO LEGAL.

CREDENCIADO
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) é o primeiro laboratório credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização de análises de orientação, de controle e fiscais em atividades preparatórias voltadas à fiscalização e ao monitoramento de alimentos e embalagens. Vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o órgão de pesquisa sediado em Campinas passou a integrar a rede de laboratórios credenciados.

COP-26
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove, o workshop “COP 26 – Agropecuária brasileira no Acordo de Paris”. No evento será entregue ao governo o posicionamento dos produtores rurais a ser levado à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para ocorrer no final de outubro e início de novembro em Glasgow, na Escócia.

TRABALHO

A produção de alimentos gerou, de janeiro a agosto de 2021, 185.906 vagas de trabalho, 92% a mais do que o mesmo período de 2020 e o melhor saldo líquido de empregos para o acumulado de oito meses desde 2011 no setor. É o que mostra o Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que analisou os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho.

ESTADOS UNIDOS

O secretário da Agricultura, Tom Vilsack, anunciou hoje um conjunto abrangente de investimentos para enfrentar os desafios que os produtores agrícolas da América enfrentam. Isso inclui assistência para enfrentar os desafios e custos associados à seca, saúde animal, interrupções no mercado de commodities agrícolas e questões da cadeia de abastecimento de alimentos nas escolas.

PARCERIAS
A construção de sólidas parcerias entre os setores público e privado e os organismos internacionais é fundamental para a transformação dos sistemas agroalimentares na busca pelo aumento da resiliência do setor agrícola e pela melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, disse o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, em um encontro organizado pelo Business Council for International Understanding (BCIU). (Com informações de assessorias).


Fonte: A Tribuna

05 de Outubro

https://www.atribunapiracicabana.com.br/2021/10/05/34203/

Museu de Pesca reabrirá em outubro
Entre as novidades, a visitação virtual e o aplicativo Museu de Pesca: vida marinha