Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Tubarão-azul de 2,70 metros foi encontrado morto na Praia Dura em Ubatuba

Foto: Instituto Argonauta


O Instituto Argonauta foi acionado na última sexta-feira (05) para atender um encalhe de um tubarão-azul (Prionace glauca) na Praia Dura em Ubatuba, litoral norte paulista. Popularmente conhecido ainda como cação-azul, focinhudo e mole-mole, o animal foi encontrado já sem vida por populares, que acionaram a instituição para recolhê-lo.

Trata-se de um macho adulto de 2,70 metros e 55 quilos. Sua aparição no litoral não é comum, por se tratar de uma espécie oceânica. São predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equlibrio do ecossistema marinho.

 

Foto: Instituto Argonauta

O tubarão-azul costuma ser capturado com frequência nos espinhéis de atum e, de acordo com a IUCN, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, a espécie tem um status de “Quase ameaçada” ou, em inglês, “Near Threatened” (NT): com a grande captura para o comércio de carne de cação, provavelmente será incluída numa das categorias de ameaça (‘Criticamente em Perigo’, ‘Em Perigo’ ou ‘Vulnerável’) num futuro próximo.

De acordo com seu estado de decomposição, é provável que o tubarão esteja morto há um tempo, o que não permitiu grandes observações nos exames, e também, não foi constatado nenhuma interação com pesca ou lixo. A necropsia foi executada pela equipe do Argonauta com apoio do oceanólogo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Argonauta.

 

Fonte: Tamoios News, 10 março 2021 (https://tamoiosnews.com.br/noticias/tubarao-azul-foi-encontrado-morto-na-praia-dura-em-ubatuba/)


Liderança feminina precisa ser vista com naturalidade?
O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos