Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
TUBARÃO-AZUL É ENCONTRADO NO LITORAL PAULISTA
Instituto Argonauta recolheu o animal para entender motivo da morte

No início do mês de março, o Instituto Argonauta foi comunicado que havia sido encontrado um tubarão-azul na Praia Dura, que fica na cidade paulista de Ubatuba. O animal, popularmente conhecido como cação-azul ou focinhudo, já estava sem vida quando encontrado, e se trata de um macho adulto de 55 quilos e 2,70 m, não sendo comum a sua aparição no litoral, já que é uma espécie oceânica.

O tubarão-azul é um animal topo de cadeia alimentar, com grande importância para o equilíbrio do ecossistema marinho. Frequentemente capturado nos espinhéis para atum, o que, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) coloca a espécie na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, tendo um status de “quase ameaçada”, estando perto de ser colocada em uma categoria de “vulnerável”, por conta da grande captura para o comércio de sua carne.

Pelo estado de decomposição do exemplar, o Instituto Argonauta acredita que já estivesse morto há algum tempo, o que não permitiu que fossem feitas observações mais detalhadas, também não foram encontrados sinais de que houve interação com lixo ou pesca. A necropsia foi realizada pela equipe do Argonauta, contando com o apoio do oceanólogo Venâncio Guedes de Azevedo que é pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA).

Veja a notícia na TV clicando aqui.

 

Fonte: Fish TV, Alison Mota, 22 março 2021 (https://www.fishtv.com/noticias/geral/tubarao-azul-e-encontrado-no-litoral-paulista)

Dia Mundial da Água: pesquisas buscam preservar e garantir a qualidade do recurso em toda cadeia produtiva