Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Tubarão de duas cabeças é encontrado em Peruíbe

Divulgação.

O primeiro tubarão de duas cabeças foi encontrado no litoral de São Paulo. O tubarão galhudo foi encontrado por pescadores próximo à costa, na divisa entre Itanhaém e Peruíbe.

De acordo com a equipe de especialistas que estudou o animal, a causa da anomalia pode estar ligada à poluição dos oceanos.

O estudo pioneiro foi realizado pelo professor e biólogo Edris Queiroz e pela pesquisadora Luana Felix, do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) de Peruíbe.

Eles descobriram que é o primeiro caso do mundo, registrado e documentado na literatura científica.

Após análise da anatomia externa e interna, foi constatado que o tubarão é um gêmeo siamês e que não só possui duas cabeças, mas também dois corações e duas colunas vertebrais independentes, além de outros órgãos internos duplos.

O cientista afirmou que é um acontecimento muito raro e que só existem cerca de 10 casos no mundo. Ele explicou que o problema é que eles morrem rapidamente, logo após o nascimento, pois se tornam presas fáceis e acabam sendo predados.

O estudo também contou com a participação dos professores Alberto Amorim e Eduardo Malavasi, do Instituto de Pesca de Santos.

Fonte: Sistema Costa Norte de Comunicação, 3 novembro 2020 (https://www.costanorte.com.br/variedades/tubar%C3%A3o-de-duas-cabe%C3%A7as-%C3%A9-encontrado-em-peru%C3%ADbe-1.245527


Planeta Inseto e Museu da Pesca abrem visitação online e gratuita de seus acervos
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos