Tubarão encontrado morto na praia Ubatumirim, em Ubatuba (Foto: Divulgação/ Instituto Argonauta).
Um tubarão foi encontrado morto, nessa sexta-feira (21), na praia Ubatumirim, em Ubatuba. Segundo o Instituto Argonauta o animal foi encontrado já sem vida por banhistas. A espécie encontrada é conhecida popularmente como tubarão-golfinho ou tubarão-cavala.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do instituto, é possível que esse animal seja o mesmo avistado na praia Vermelha do Sul, no dia 17 de janeiro, uma vez que o tubarão morto pertence à mesma família do anequim, que foi a identificação mais provável originalmente dada pelos especialistas na ocasião.
"Considerando a raridade da ocorrência da espécie em áreas costeiras e as semelhanças entre eles, a probabilidade de ser o mesmo indivíduo é considerável", explica Gallo.
Ainda segundo o instituto, o animal encontrado morto era uma fêmea de 2,06 m e 60 kg. A espécie raramente é avistada em zonas costeiras do litoral Sudeste do Brasil. De acordo com seu estado de decomposição, é provável que o tubarão esteja morto há um tempo, o que não permitiu grandes observações nos exames.
Também, não foi constatada interação com pesca ou lixo. A necropsia foi executada pela equipe do Argonauta em conjunto com o oceanógrafo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Os tubarões-golfinhos são predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho.
De acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a espécie tem status de ‘vulnerável’ na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Fonte: O Vale
21 Janeiro 2022