Um tubarão-azul (popularmente conhecido como cação-azul, focinhudo e mole-mole) foi encontrado sem vida por banhistas na Praia Dura, em Ubatuba (SP). Após o baque inicial, munícipes acionaram o Instituto Argonauta para recolher o animal.
Conforme informações do Instituto, trata-se de um macho adulto, com 2,70m e 55kg. A aparição do animal no litoral não é comum, por se tratar de uma espécie de oceano. Em seus exames, não foi constatado nenhuma interação com pesca ou lixo.
Risco de Extinção
Por ser capturado com frequência em espinhéis de atum, e conforme informações do IUCN (International Union for Conservation of Nature's), a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, o animal está em um status de "quase ameaçado". Com a grande captura para o comércio de carne de cação, provavelmente a espécie será incluída numa das categorias de ameaça (Criticamente em Perigo, Em Perigo ou Vulnerável).
Instituto Argonauta
O Instituto foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). "O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades", conforme relato do próprio Instituto.
Fonte: Sistema Costa Norte de Comunicação, 07 março 2021 (https://costanorte.com.br/cidades/ubatuba/ubatuba-sp-tubar%C3%A3o-azul-%C3%A9-encontrado-morto-na-praia-dura-1.282671)