Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Ubatuba (SP): Tubarão-azul é encontrado morto na Praia Dura

Um tubarão-azul (popularmente conhecido como cação-azul, focinhudo e mole-mole) foi encontrado sem vida por banhistas na Praia Dura, em Ubatuba (SP). Após o baque inicial, munícipes acionaram o Instituto Argonauta para recolher o animal.

Conforme informações do Instituto, trata-se de um macho adulto, com 2,70m e 55kg. A aparição do animal no litoral não é comum, por se tratar de uma espécie de oceano. Em seus exames, não foi constatado nenhuma interação com pesca ou lixo.

 De acordo com o estado de decomposição do animal, é provável que ele esteja morto há um tempo, o que, de acordo com o Instituto, não permitiu grandes observações nos exames.
 
A necropsia foi executada pela equipe do Argonauta com apoio do oceanólogo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Argonauta.
 
 

Risco de Extinção

Por ser capturado com frequência em espinhéis de atum, e conforme informações do IUCN (International Union for Conservation of Nature's), a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, o animal está em um status de "quase ameaçado". Com a grande captura para o comércio de carne de cação, provavelmente a espécie será incluída numa das categorias de ameaça (Criticamente em Perigo, Em Perigo ou Vulnerável).

 

Instituto Argonauta

O Instituto foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). "O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades", conforme relato do próprio Instituto.

Fonte: Sistema Costa Norte de Comunicação, 07 março 2021 (https://costanorte.com.br/cidades/ubatuba/ubatuba-sp-tubar%C3%A3o-azul-%C3%A9-encontrado-morto-na-praia-dura-1.282671)


Mulheres ocupam 52% dos cargos
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos