Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes


Vídeo - SANTOS / SP - Museu e Instituto de Pesca . Bairro Ponta da Praia 02/março/2022

Acesse o vídeo clicando aqui.

Hoje nosso passeio é no MUSEU E INSTITUTO DE PESCA . Uma visita ao museu muito bem conservado e restaurado recentemente . 

Instalado em um casarão de 1908, o  Museu de Pesca, é uma das principais atrações turísticas de Santos e integra o patrimônio histórico-cultural de toda a região. De estilo eclético, o prédio, construído no local do antigo Forte Augusto (século XVIII), abriga importante acervo do ambiente aquático.

Dentre as atrações, um esqueleto de baleia com 23m de comprimento, lulas gigantes, Sala da Praia, Ala Lúdica, animais taxidermizados e uma grande coleção de areias de praias do Brasil e do mundo. Destaque para o esqueleto de uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) com 23 metros de comprimento, 193 ossos e 7 toneladas. O mamífero, que encalhou em uma praia de Peruíbe (litoral Sul do Estado de São Paulo) em agosto de 1941, em plena 2ª Guerra Mundial, chegou a ser confundido por pescadores com um submarino alemão. A retirada do corpo do mar contou com o auxílio da maré e de cordas amarradas nos chifres de  dois bois. No ano seguinte, o esqueleto chegou ao museu.

Lula gigante

Único exemplar em exposição no mundo, a lula gigante Architeuthis sp., taxidermizada, impressiona: são nada menos que 5 metros e 91 quilos.

Raia-manta

Raridade em termos de animal taxidermizado nos museus, a raia-manta (Manta birostris) exposta no museu tem 4m40 de envergadura e pesa 600 quilos. Ela foi morta acidentalmente em uma rede de espera de pescadores, em Praia Grande (SP), em junho de 2005. Sala dos Tubarões

No museu, dá até para aprender um pouco sobre tubarões. Estão expostos, entre outros, um exemplar de tubarão-megaboca (Megachasma pelagius), com 1m90; um  tubarão-golfinho (Lamna nasus) de 1m80; tubarão-galhudo (Carcharhinus plumbeus)  de 1m70 e um tubarão-bico-de-cristal (Galeorhinus galeus), com 70 centímetros, procedente da Ilha dos Açores.

De arquitetura eclética, o prédio foi construído em 1906 para abrigar a Escola de Aprendizes Marinheiros, no local do antigo Forte Augusto, fortificação do século XVIII. Em 1931, passou a funcionar como Escola de Pesca e só em 1942, com a chegada do esqueleto da baleia, começou a tomar forma de museu. Mas só ganhou a denominação atual em 1950.

Coordenadas geográficas Santos Latitude: -23.9618, Longitude: -46.3322  23° 57′ 42″ Sul, 46° 19′ 56″ Oeste

Superfície Santos  28.106 hectares  281,06 km² Altitude Santos 9 m

Clima Santos Clima subtropical úmido (Classificação climática de Köppen-Geiger: Cfa)

Surgido a partir das ruínas do antigo Forte Augusto que abrigou inicialmente a Escola de Aprendizes-Marinheiros, depois uma Escola de Pesca até seu propósito atual. Sua construção data do ano de 1734. Em 1770, foi realizada uma reforma e recebeu artilharia como sete canhões, em 1837, passou para o Ministério da Marinha. No ano de 1893, durante a Revolta Armada, combateu com sucesso o Cruzador República. Já no início do século XX o Forte quase desaparece em meio a ruínas, avistavam-se apenas canhões entre as dunas de areia.

O Museu de Pesca de Santos era utilizado como defesa de uma das entradas estuário de Santos, em conjunto com a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande impediam o acesso de piratas e corsários que tentavam invadir o estuário, com suas artilharias de canhões os invasores ficavam em meio ao fogo cruzado. A localização privilegiada, de onde hoje é o Museu de Pesca, Permitia uma boa visualização dos navios que adentravam ao estuário, assim quando se observava a entrada de embarcações não autorizadas o Forte Augusto dava o primeiro tiro de alerta e com isso ambos os fortes abriam fogo.

Como sempre esperamos que tenham gostado do passeio e da visita ao MUSEU E INSTITUTO DE PESCA . Muita atração de interesse mostramos nos salões do museu .

Uma boa diversão à todos e até o próximo vídeo !!!


Fonte: Youtube Brasil - Canal Antonio Carlos Vasconcelos de Mattos

06 Fevereiro 2022

https://www.youtube.com/watch?v=o5d9gJaK8Ww


Fundação Florestal abre consulta pública sobre projeto que remunera pescadores por serviço ambiental
Cananeia, município que faz parte do Vale do Ribeira, é um dos beneficiados pelo projeto Mar Sem Lixo que oferece remuneração a pescadores por remoção de lixo durante atividade pesqueira.