Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


17ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC) premia bolsistas dos Institutos da APTA
Evento anual é oportunidade para estudantes mostrarem resultados de pesquisas com potencial impacto para o agro

De 29 a 31 de agosto, foi realizada em Campinas, na sede do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a 17ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC). O CIIC 2023 contou com a participação de 178 bolsistas, responsáveis pela apresentação de 39 trabalhos orais e 139 pôsteres resultantes de projetos de pesquisa desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsa de Inovação Tecnológica (PIBITI). Além do próprio IAC, os projetos foram conduzidos em outros quatro Institutos pertencentes à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA): Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto Biológico (IB) e Instituto de Pesca (IP), e também na Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite. 

Os três dias de apresentações foram de fortes emoções para os estudantes, que puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos colegas de diversas áreas e temática variadas. Os alunos ingressaram em 2022 com bolsas de estudo concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

A abertura do evento foi realizada pelos respectivos representantes das instituições de pesquisas. “O treinamento de jovens talentos está no DNA do Instituto. Esperamos estimular os bolsistas nessa carreira que exige tanta determinação e resiliência”, diz o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell. 

Os bolsistas do PIBIC e PIBITI que integram o CIIC têm a oportunidade de desenvolver pesquisas nas diversas áreas da agricultura. A estudante do terceiro ano de Biologia e estagiária do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC, Samira Duarte de Paula, participou na sessão de pôster. Para ela, essa oportunidade possibilitou conhecer novas áreas de atuação. Para a bolsista do Centro de Café “Alcides Carvalho” do IAC, Maíra Miyuki Wanishi, que está no último ano de Biologia, o estágio agrega novos conhecimentos ao aliar a teoria e prática. 

Três bolsistas PIBIC do IAC foram premiados na categoria oral e dois na categoria pôster. Os agraciados foram os estudantes Victória Sebastiani Prado, Heitor Lopes Sartori e Laura Montipó Roncaglia, que receberam o prêmio “Maria Beatriz Perecin” de Iniciação Científica pelos trabalhos apresentados. Na categoria pôster PIBIC, o prêmio foi para Leonardo Braga Martini. 

Na categoria oral PIBITI, a aluna agraciada foi Luana Carolina de Franco Petrônio e na categoria pôster foi Tiffani Monteiro dos Santos. 

Para o estudante de Biologia e um dos bolsistas premiados pelo Instituto Biológico (IB-APTA), Artur Carvalho, na Iniciação Científica aprende-se o dia a dia da pesquisa científica, a lidar com os resultados obtidos e a fazer os ajustes necessários. Carvalho desenvolveu seu trabalho com o fungo Trichoderma, insumo biológico com crescente aplicação na agricultura. “A gente faz pesquisa porque gosta, mas também porque quer que chegue a mais pessoas. Eu espero que os pequenos e grandes produtores recebam esses dados e que os benefícios cheguem à população”, afirma. 

Já Victória Rabeshi, estudante de Engenharia de Pesca premiada pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), vê a premiação como um reconhecimento, ao constatar que os objetivos traçados no projeto foram atingidos. Sua pesquisa avaliou a pesca do robalo-peva no litoral de SP. “Espero que meu trabalho possa contribuir para que tenhamos uma pesca sustentável desse recurso, que é muito importante para o nosso Estado”, diz. 

Veja a lista dos bolsistas premiados dos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: 

Instituto Biológico (IB) 

Categoria PIBIC – Apresentação Oral Sanidade Vegetal / Proteção Ambiental 

Fernanda Rodrigues da Silva 

Nicolly de Sousa Silva Laurindo 

Categoria PIBIC - Apresentação Oral Sanidade Animal 

Gabrielle Dalbem Frati 

Ana Karoline Martins de Lima 

Categoria PIBIC - Pôster Sanidade Vegetal 

Fernanda D'Andretta Roma Gonçalves 

Artur Oliveira Carvalho 

Categoria PIBIC - Pôster Sanidade Animal 

Laís Cristina Torres 

Mariana Abrante de Campos  


Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) 

Categoria PIBIC - Apresentação oral 

Manuela Luísa Nunes Silva 

Naira Hanzawa Lavina 

Anna Paula Muntilha Guimarães 

Categoria PIBITI – Pôster 

Lucas Machado Nascimento 

Victor Waldemar Pinto  


*Instituto de Pesca (IP)*

Categoria PIBIC – Apresentação Oral 

Victória Rabeshi Silva 

 

Categoria PIBIC – Apresentação Oral 

Thais Rosas 


Categoria PIBIC – Pôster 

Gabriella Ribeiro  


Instituto de Zootecnia (IZ) 

Categoria PIBIC – Apresentação Oral 

Gustavo R. D. Rodrigues 

Categoria PIBIC – Pôster 

Gabriel Cariolato Schlemper 

 


Por  

Mônica Galdino (MTb 47045) - Assessoria de imprensa IAC - midiaiac@sp.gov.br  

Mais informações 

Gustavo Almeida - Assessoria de Comunicação APTA - gsalmeida@sp.gov.br    

Lisley Silvério - Departamento de Comunicação Regional SAA - lsilverio@sp.gov.br 


Informações do IP à imprensa 

Instituto de Pesca – Núcleo de Comunicação Científica - www.pesca.sp.gov.br

Gabriela Souza -  (11) 94147-8525  - ipcomunica@sp.gov.br  


Fim de semana voltado ao pescado no Instituto de Pesca atrai moradores da Vila Mariana, em São Paulo
Fortalecimento da cadeia produtiva motivou a 1a festa Tem Peixe na Vila
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos