Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista encerrará atividades da 14ª Semana do Peixe

O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediará em 16 de setembro de 2017 o 1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista. O evento, será realizado no Museu de Pesca, em Santos, e faz parte da programação de encerramento da 14ª Semana do Peixe.

De acordo com a organização, durante o encontro serão realizadas palestras com a intenção de promover um bate-papo informal com o público amante da pesca esportiva, focando a pescaria costeira e a estuarina do litoral paulista. O encontro debaterá ainda questões sobre conscientização, como pesque e solte, respeito pelas medidas mínimas, limites de captura, preservação das espécies e poluição ambiental.

Também será compartilhado conteúdo sobre as principais técnicas esportivas para captura das espécies do litoral paulista. Quem estiver presente poderá assistir à demonstração prática de técnicas de arremesso básico de baitcasting e flyfishing, além de conferir uma exposição de equipamentos e materiais de pesca.

O 1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista tem visitação livre, mas, para assistir às palestras, é obrigatório inscrever-se por meio deste link: bit.ly/pescaesportivaSantos. As palestras estão sujeitas a lotação máxima de 70 pessoas, por isso programe-se para não ficar de fora!

Caso não compareça no dia do evento até as 14h para a abertura das palestras, sua vaga será cedida aos interessados da lista de espera.

Pesca esportiva

Modalidade de esporte em que o pescador prioriza o retorno do animal ao seu habitat por meio do "pesque e solte". Reza a lenda que a freira Juliana Berners, no século XVII, foi quem definiu os princípios da pesca esportiva, publicados em seu livro The Book of Saint Albans – mas claro que tudo isso pode ser apenas mais uma história de pescador!

A pesca esportiva pode ser feita em águas doces ou salgadas, com equipamentos básicos, como varas, anzóis e carretilhas, mas também é importante utilizar materiais de segurança, como botas, para proteção contra animais peçonhentos, além de bússolas e apito náutico, de forma a facilitar a localização.

14ª Semana do Peixe

A Semana do Peixe foi criada há 14 anos para incentivar o consumo de pescado e trazê-lo para a rotina das pessoas. Para isso, são organizadas diversas atividades, distribuídas pelo território nacional, focando na praticidade do preparo do pescado, nas qualidades nutricionais e no incentivo à comercialização de peixes e frutos do mar no varejo e food service. Dentre os apoiadores da iniciativa está a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP-Apta) e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Acompanhe as ações da 14ª Semana do Peixe neste mapa.

 

Programação 1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista (sujeita a alteração)

– 13h30 Recepção/Credenciamento

 

– 14h00 Abertura

Sr. Luiz Marques da Silva Ayroza/ /Sr. Roberto Imai
Assunto: Boas-vindas / abertura do evento oficial de encerramento da Semana do Peixe / Desafios e metas para 2018

 

– 14h15 – Mercado de pesca esportiva e aquicultura: alternativas econômicas e sociais ambientalmente sustentáveis

Palestrante:
Dr. Antonio Carlos Ferreira de Araújo – Presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe)

14h35 – Perguntas e respostas – aberto para todos

 

– 14h40 – O hábito alimentar e reprodutivo do robalo em estuários: a biologia, as fases de crescimento, a influência do clima e das correntes e outros fatores que determinam as técnicas mais produtivas de captura e conservação da espécie

Palestrantes:
Dr. Sergio Tutui– Biólogo, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca – IP, Diretor Executivo da FUNDEPAG
Victor Hugo Braga – Biólogo da UNESP
Lygia Cardoso Silva e Thiago Dal Negro – Biólogos e membros do Projeto Robalo Vivo do Instituto de Pesca

15h20 – Perguntas e respostas – aberto para todos

 

Serviço:

1º Encontro de Pesca Esportiva do Litoral Paulista
Local: Museu de Pescado IP - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192 - Ponta da Praia - Santos (SP)
Data: 16 de setembro de 2017
Horário: 13h30 às 18 horas

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Agricultura e Abastecimento 
Instituto de Pesca 
(11) 3871-7549 / (11) 3871-7588


Gestão da Pesca e Aquicultura é tema de debate no Instituto de Pesca
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos