2º Prêmio Inovação Aquícola anuncia seus vencedores
Todos os 12 finalistas receberam troféus por seus cases inovadores

Os doze finalistas do 2º Prêmio Inovação Aquícola, realizado pela Aquishow Brasil, em parceria com a SeaFood Brasil e a Aquaculture Brasil, receberam seus troféus na noite de ontem (26/05), no Rancho do Tropeiro, do Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio Preto (SP).

A atividade ocorreu durante a tradicional confraternização promovida pelos organizadores para celebrar as conquistas da feira e promover o networking entre expositores e visitantes. Cerca de mil pessoas compareceram.

“O Prêmio Inovação Aquícola é como um Oscar para o setor, pois reconhecemos os trabalhos mais inovadores em várias áreas da cadeia produtiva de pescados”, explica Marilsa Fernandes, uma das organizadoras do evento.

Ao todo, 76 cases foram inscritos e passaram pelo crivo de uma comissão de 24 notáveis. Eles utilizaram o Manual de Inovação de Oslo como critério de seleção.

Em seguida, os três finalistas de cada uma das quatro categorias foram submetidos à votação popular, por meio do site oficial da Aquishow Brasil, e receberam 2.217 votos.

Um dos destaques da noite foi a engenheira de pesca Ana Maria da Silva, que levou dois troféus: um de terceiro lugar, pelo projeto apresentado na categoria Academia, e um de primeiro lugar, pelo projeto apresentado na categoria Beneficiamento e Produto Final.

A disputa mais acirrada ocorreu na categoria Produção, em que a diferença de votos entre o primeiro e o terceiro lugar não chegou a 10%.

Confira, a seguir, os resultados da premiação:

Academia

Na categoria “Academia”, o primeiro lugar ficou para o case “Conchas de Ostras como Alternativa Sustentável aos Microplásticos”, de autoria de Ellano Silva, que recebeu 45,87% dos votos.

Em segundo lugar, com 30% dos votos, apareceu “Bem-Estar em Tilápia do Nilo”, de Filipe Chagas Teodózio de Araújo; e, em terceiro lugar, com 24,13% dos votos, “Sorvete à Base de Pescados”, de Ana Maria Silva.

Produção

Na categoria “Produção”, o principal destaque ficou para “Gestão Sanitária Através da Informatização de Diagnósticos e Dados Ambientais”, de José Dias Neto, com 38,61% dos votos.

Ainda receberam troféus “Conectividade na Aquicultura: A Evolução do Setor”, de Nilton Massuo Ishikawa (Paraca), com 31,66% dos votos, e “Pirarucu – Reprodução, Engorda e Tamanho do Peixe em Cativeiro com Uso de Alta Tecnologia”, de Leonardo Davi (in memoriam) e Américo Vespúcio, com 29,72% dos votos.

Beneficiamento e Produto Final

Na categoria “Beneficiamento e Produto Final”, o campeão, com 40,40% dos votos, foi “Enlatamento de Pescados Cultivados em Águas Interiores”, de Ana Maria Silva.

Logo depois, vieram, respectivamente, “Validação de Entreposto Móvel de Pescado”, de Patrícia Costa Mochiaro Soares Chicrala, com 30,72% dos votos, e “Evisceradora de Lambari”, de Fábio Rosa Sussel, com 28,87% dos votos

Políticas Institucionais

Na categoria “Políticas Institucionais”, o grande vencedor foi “O Novo Sururu da Mundaú”, de Eric George Sawyer, representando a ABRAPES (Associação Brasileira de Fomento ao Pescado), com 51,74% dos votos.

Também foram premiados na sequência “Alternativas Tecnológicas para Viabilizar a Carcinicultura Familiar em Pernambuco”, de Gilvan Pais de Lira Júnior, com 25,44% dos votos; e “Peixaria”, de Maria Inês Möllmann, com 22,82% dos votos.

Aquishow Brasil

A 11ª Aquishow Brasil terminou hoje, 27/04, com uma visita técnica aos tanques-redondos da Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP).

Considerada a melhor feira de negócios e conhecimento da aquicultura nacional, a Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União).

Neste ano, também participaram como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IP-APTA (Instituto de Pesca), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O evento ainda contou com o apoio da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A próxima edição do evento já está confirmada para o período de 23 a 26 de maio, também no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP).

Informações à imprensa - Gaster

Daniela Fenti - Jornalista | MTB 51.663/SP

imprensa@aquishowbrasil.com.br

Informações à imprensa - Secretaria de Agricultura