Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


.
Preserve!
Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, data sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, quando a ONU divulgou o documento Declaração Universal dos Direitos da Água. 

Em comemoração a este dia tão importante, que visa promover a conscientização sobre a importância deste direito e recurso essencial à vida, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou a palestra Dia Mundial da Água: o que deixaremos para as futuras gerações?, ministrada por Thais Mercante, pesquisadora e especialista no assunto, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Pesqueiros.

Todos os anos a ONU escolhe um tema diferente a ser discutido, e o deste é Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo, que propõe realizar, com urgência, mudanças valorosas para desacelerar o caos climático, a escassez da água e a justiça na distribuição dos recursos vitais à vida. Afinal, esses problemas afetam a segurança hídrica diretamente e têm causado cada vez mais eventos em extremos opostos: enchentes e secas, por exemplo.  

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que os desastres naturais relacionados ao clima estão atingindo, especialmente, as pessoas mais vulneráveis e os ecossistemas mais frágeis, como os manguezais, as áreas costeiras e semidesérticas, agravando a insegurança alimentar e hídrica em todo o mundo.

O processo de geração de água potável é lento, frágil e muito limitado. Segundo a ONU, 25% da população mundial não tem acesso à água potável. Já a Organização Meteorológica Mundial (OMM) revela que apenas 0,5% da água da Terra é pronta para o consumo. Com isso, o mundo está distante do prazo determinado para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, da ONU, que prevê acesso à água e ao saneamento para todos até 2030.

Para a Diretora do Museu de Pesca, do IP-APTA, Renata Haddad, que atua junto a diversos projetos, dentre eles os de Educação Ambiental, “todos devem se integrar em ações de preservação e repensar seus hábitos. Os seres humanos e o planeta não apenas precisam da água disponível em quantidade, mas, sobretudo, da qualidade deste recurso, ou seja, de segurança hídrica!”. 

Já a Diretora do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva, ressalta que “para sermos efetivamente agentes de transformação, devemos pensar em nossa responsabilidade sobre os resíduos que descartamos, principalmente de plástico, a partir do ralo de nossas casas e do bueiro de nossas ruas, que são portas de entrada para o escoamento em rios e mares. O problema do plástico nos rios e oceanos pode ser mitigado por cada um de nós e, com isso, diminuiremos a poluição nesses ambientes e a morte de animais aquáticos!”.

A água é um patrimônio da Terra! 
É um dos direitos fundamentais à vida! 
Preserve!

Fontes: 
https://www.fao.org/news/story/pt/item/283456/icode/
https://www.worldwatercouncil.org/en
https://news.un.org/pt
https://mundoeducacao.uol.com.br


Por: Gabriela Souza e Renata Haddad
Imagem: Thais Mercante
Coordenação de Comunicação 
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Instituto de Pesca
Telefone: (11) 94147-8525


Instituto de Pesca recebe representantes da indústria pesqueira do Japão
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos