Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Agrishow 2023: Instituto de Pesca apresenta soluções sustentáveis que vão além do pescado

Novidades do IP para a Agrishow deste ano vão desde alternativas rentáveis para os pequenos produtores até hábitos alimentares mais saudáveis

Conhecida pela apresentação de inovações para o agronegócio, a Agrishow, contará, em sua 28ª edição, com a participação do Instituto de Pesca de SP (IP-APTA), no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP).

Os institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP) são conhecidos pelo fomento à produção sustentável. Para reafirmar esse compromisso, o IP apresentará, do dia 1º a 5 de maio, na Agrishow, novidades para o setor do pescado e para todo o Agro.

No segundo dia de Agrishow, 2 de maio, o IP promoverá um encontro no Espaço Gourmet da Secretaria para abordar importância nutricional do pescado.

É uma das frentes do Pescado para Saúde, iniciativa que tem como objetivo promover e aumentar o consumo de pescado, incluindo produtos de aquicultura fortificados nutricionalmente, que constituem alternativa mais saudável ao consumo de alimentos processados e fast-food, será destaque do Instituto na Agrishow 2023.  

Ainda, o IP demonstrará na Agrishow 2023, um sistema de produção inovador, fruto de pesquisa científica realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de parceria entre os Institutos de Pesca (IP), Biológico (IB), Agronômico de Campinas (IAC) e de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). A tecnologia faz parte do Programa de Integração Piscicultura, Agricultura e Pecuária (IPAP), estabelecido entre estas instituições, e visa promover a criação de espécies utilizadas como isca viva em conjunto com a produção de hortaliças. O sistema, conhecido como aquaponia, otimiza o uso de recursos naturais e de espaço, e pode significar mais ganhos para o produtor. 

Entre suas vantagens, o sistema permite a produção de vegetais e peixes em locais onde há escassez de terras agricultáveis e/ou água, economiza água, equipamentos e energia, quando comparada com sistemas convencionais. 


A aquaponia possibilita a produção urbana de alimentos, diminuindo assim os gastos com transporte e o consumo de combustíveis fósseis, além de promover a filtragem da água da piscicultura, utilizando esses nutrientes para o desenvolvimento das plantas e melhorando a qualidade da água para os peixes.

========================================================================

Instituto de Pesca
Núcleo de Comunicação Científica
Tel.: (11) 94147-8525
e-mail: ipcomunica@sp.gov.br


Aquishow Brasil recruta startups e estudantes para o AgriFutura Pescado
Interessados devem se inscrever, gratuitamente, para participar de maratona de atividades de inovação
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos