O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi premiado nas categorias Academia e Sustentabilidade na 5ª edição do Prêmio Inovação Aquícola (PIA). A premiação foi anunciada no dia 20 de maio, durante a abertura do Aquishow 2024, um dos principais eventos de aquicultura no Brasil e na América Latina.
A premiação ocorreu no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto e teve como objetivo reconhecer iniciativas capazes de provocar transformações reais em toda a cadeia produtiva da aquicultura, além de aproximar o setor produtivo da área de pesquisa. Estavam presentes o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o secretário de Agricultura de SP, Guilherme Piai, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil, a diretora técnica de departamento do IP, Cristiane Neiva, o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, a secretária executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União - Peixe SP e organizadora do Aquishow, Marilza Patrício Fernandes, entre outras autoridades e demais convidados.
O pesquisador e diretor de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca, Marcelo Ricardo de Souza, ficou em terceiro lugar na categoria Academia pela idealização e coordenação do inovador evento Agrifutura Pescado, que ocorre nas principais feiras do setor, visando trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, fomentando networking, negócios, inovações, pensamento inovador e o consumo. Segundo o pesquisador, “este prêmio representa o esforço coletivo de muitas pessoas, de um time chamado Instituto de Pesca. É incrível como startups e estudantes saem com outra cabeça ao participar da maratona. Nesse sentido, o Agrifutura Pescado cumpre sua missão de levar a inovação para mais perto do setor produtivo”, finaliza.
Fábio Sussel, também pesquisador científico do Instituto de Pesca, conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade, no mesmo prêmio, por sua colaboração no desenvolvimento da plataforma FishCode, que visa fomentar o consumo de proteína aquática de forma prática e sustentável.
Fabio também participou do Aquaquiz, uma competição interativa e lúdica de perguntas e respostas sobre o mundo aquícola, e ganhou o primeiro lugar na categoria Profissional. De acordo com o vencedor, “não basta saber a resposta certa, já que responder rápido também conta pontos. Então, além de conhecimentos relacionados ao universo da aquicultura, também tem que ter bastante concentração,” destaca Sussel.