Aquishow abre inscrições para prêmio de inovação

A 12ª Aquishow Brasil recebe, a partir de amanhã (10/03), as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Inovação Aquícola.

Com o objetivo de reconhecer iniciativas capazes de provocar uma transformação real e perene em toda a cadeia produtiva da aquicultura brasileira, a premiação é dividida em quatro modalidades: Academia, Produção, Beneficiamento/Produto Final e Políticas Institucionais.

Podem participar, gratuitamente, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas que inscrevam projetos inéditos, de 10 a 31 de março. O regulamento completo e o formulário de inscrições estão disponíveis pelo site oficial do evento.

Todos os participantes passarão pelo crivo de uma comissão julgadora composta por notáveis indicados por entidades do setor aquícola. Eles indicarão os 12 vencedores (três em cada categoria), que receberão troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar, conforme a soma de notas dos jurados, além de certificados. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 25 de maio, durante a programação da Aquishow Brasil.

Segundo Marilsa Fernandes, Presidente Executiva da PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União) e uma das organizadoras da Aquishow Brasil, a principal novidade deste ano é que não haverá votação popular.

“Até o ano passado, os notáveis escolhiam os finalistas e, dentre eles, o público definia um vencedor em cada categoria. Desta vez, achamos mais justo prestigiar os três melhores colocados em cada grupo, pois, com base no histórico das edições anteriores, todos os projetos são de altíssima qualidade”, justifica ela. Os notáveis terão até 17 de abril para analisar as inscrições. Depois disso, a organização da Aquishow Brasil arcará com as despesas de transporte e estadia para que um representante de cada projeto marque presença na cerimônia de entrega dos prêmios.

Edição 2022

Na edição anterior, foram registrados 76 inscritos no Prêmio Inovação Aquícola. Todos passaram pelo crivo dos notáveis, e os 12 finalistas receberam 2.217 votos do público.

Os vencedores foram:

“Conchas de Ostras como Alternativa Sustentável aos Microplásticos”, de Ellano Silva (Academia);

“Gestão Sanitária Através da Informatização de Diagnósticos e Dados Ambientais”, de José Dias Neto (Produção);

“Enlatamento de Pescados Cultivados em Águas Interiores”, de Ana Maria Silva (Beneficiamento/Produto Final); e

“O Novo Sururu da Mundaú”, do IABS (Políticas Institucionais).

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela PeixeSP, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IP-APTA (Instituto de Pesca), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O que: 12ª Aquishow Brasil

Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – Avenida Abelardo Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP

Redes sociais: @aquishowbrasil