Aquishow Brasil 2024 divulga finalistas do Prêmio Inovação Aquícola (PIA)
Os vencedores das quatro categorias da premiação serão divulgados durante a 13ª edição do evento em São José do Rio Preto/SP

A Aquishow Brasil 2024 acaba de divulgar a lista com os 12 finalistas da 5ª edição do Prêmio Inovação Aquícola (PIA). A premiação com troféus será feita durante o evento que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, em São José do Rio Preto/SP.

De acordo com Marilsa Fernandes, idealizadora e organizadora da Aquishow Brasil, o Prêmio de Inovação Aquícola reconhece e enaltece iniciativas capazes de provocar transformações reais em toda a cadeia produtiva da Aquicultura, além de aproximar o setor produtivo da área de pesquisa. “Ao total foram inscritas 25 iniciativas nesta 5ª edição da premiação. Ficamos felizes pela pluralidade de temas e o quanto a premiação se tornou referência no setor”, afirmou.

Na categoria Academia os três finalistas, em ordem alfabética, são: Amanda Rodrigues Maganbosco (Nanoemulsão para reversão sexual de tilápias), Marcelo Ricardo de Souza (Agrifutura Pescado) e Maria Luiza Rodrigues de Souza (Biofilmes produzidos a partir de colágeno extraído de peles de tilápia do Nilo, com e sem extrato de própolis e sua aplicação como curativo biológico no processo de cicatrização).

André Augusto (Sistema de alimentação inteligente para pisciculturas), Ulisses Marcel de Freitas Marcelino (Analisador automático da qualidade da água) e Wagner Chakib Camis (Biometria de peixes em tempo real) são os finalistas da categoria Produção.

Já na categoria Beneficiamento concorrem Kátia Mastroto (Produto final de tilápia) e duas iniciativas de Marilaine Del Pintor Sanches (Cardápios Infantis com Filé de Tilápia e Fomento ao consumo de Filé de Tilápia para todas as idades).

Os finalistas da categoria Sustentabilidade são: Fábio Rosa Sussel (FishCode: fomentando o consumo de proteína aquática), Ivan Mota Lee (Colostrum® Aqua: Impulsionando a Performance e Sustentabilidade na Aquicultura com Seleção de Cepas Probióticas Específicas de Tilápia do Nilo) e Ricardo Garcia (Projeto Immunity+, uma revolução na proteção e no crescimento sustentável da aquicultura).

Sobre a Aquishow Brasil

Com o tema “Da Produção ao Consumo”, a 13ª edição da Aquishow Brasil será realizada entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18 horas, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em São José do Rio Preto/SP.

A Aquishow se destaca como um dos principais eventos de Aquicultura no país e na América Latina, integrando os segmentos da cadeia produtiva. Por isso, o tema desta edição propõe uma abordagem imersiva com narrativas que partem desde a produção ao consumo de pescados. O evento terá uma megaestrutura com mais de seis mil metros quadrados de área construída, reunindo as principais marcas do setor e mais de sete mil visitantes, de diferentes regiões brasileiras e até mesmo do exterior.

A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). A coorganização é do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O evento conta com apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), INNA ImC (Instituto de Inovação Israelense), Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).

Serviço:

13ª edição da Aquishow Brasil;

De 21 a 23 de maio, das 9h às 18 horas;

Local: Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental – Instituto de Pesca

Avenida Abelardo Menezes, s/nº, área rural de São José do Rio Preto/SP);

Redes sociais: @aquishowbrasil

Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Informações à imprensa

Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

Gabriela Souza /Andressa Claudino