Aquishow Brasil alavanca potencial da aquicultura brasileira
Presidentes da Peixe BR e da Abrapes falam da importância do evento, que será realizado em maio, na cidade de São José do Rio Preto/SP

A Aquishow Brasil é um evento que, há mais de uma década, tem alavancado o potencial da aquicultura brasileira, consolidando-se como uma das principais feiras do segmento em todo o País e na América Latina.

Em 2023, o Brasil produziu 887.029 toneladas de peixes de cultivo. O número representa um crescimento de 3,1% sobre o resultado do ano anterior: 860.355 toneladas. Os dados são do anuário divulgado pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), entidade que reúne, fomenta, defende e valoriza a cadeia produtiva.

Diante dessa crescente e do cenário favorável, o presidente-executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, afirma que a Aquishow tem uma importante função como feira de negócios da piscicultura, evidenciando o tema do evento, que nesta 13ª edição é: “Da Produção ao Consumo”.

“Vários segmentos dos peixes de cultivo têm gerado soluções e oportunidades para a cadeia de produção. A Aquishow Brasil é uma feira que temos a participação massiva de quem realmente produz”, diz Medeiros.

Para o empresário do setor e presidente da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), Júlio César Antônio, a Aquishow Brasil representa um divisor de águas para a categoria e contribui efetivamente para a melhora do cenário da aquicultura no Brasil e na América Latina. “É um evento que promove grande visibilidade ao setor, integrando todos os segmentos da cadeia, desde a produção até o consumo. Isso sem falar da troca de conhecimento, acesso a tendências e inovações tecnológicas, e a atração de investidores”.

Ainda, de acordo com o presidente da Abrapes, o tema nessa 13ª edição da feira não poderia ser mais oportuno, pois abrange todo o ciclo, desde a criação dos peixes até o momento em que chegam à mesa dos consumidores. “A garantia da saudabilidade do pescado é fundamental para a sustentabilidade do negócio. A cada ano, o consumo de peixe cresce no Brasil e aquece os pontos de venda”, citou.

Aquishow Brasil

A 13ª edição da Aquishow Brasil será realizada entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18 horas, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em São José do Rio Preto/SP.

A cerimônia de abertura será na véspera do evento, no dia 20 de maio, a partir das 19h30, na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto/SP. Durante a solenidade, as autoridades e os convidados também vão conhecer os vencedores da 5ª edição do “Prêmio Inovação Aquícola (PIA)” e da 3ª edição do “Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura - Aline Brun e Geraldo Bernandino”.

A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). A coorganização é do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O evento conta com apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), INNA ImC (Instituto de Inovação Israelense), Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).

Inscrições

As inscrições para a Aquishow Brasil 2024 devem ser realizadas pelo site aquishowbrasil.com.br. O pacote para os três dias de evento custa R$ 300 (21, 22 e 23 de maio de 2024). O valor da diária sai R$ 125 (21 ou 22 de maio de 2024). Já o valor da confraternização é de R$ 125 (23 de maio de 2024).

Estudantes e caravanas (acima de 10 pessoas) terão direito à meia-entrada (50% de desconto no pacote dos três dias de Aquishow Brasil ou nas diárias). A meia-entrada não é válida para a confraternização. Nos valores das inscrições ainda não estão inclusas as taxas de conveniência de cada cartão.

SERVIÇO:

13ª edição da Aquishow Brasil

De 21 a 23 de maio, das 9h às 18 horas

Local: Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental – Instituto de Pesca

Avenida Abelardo Menezes, s/nº, área rural de São José do Rio Preto/SP)

Redes sociais: @aquishowbrasil

Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br

Aquicultura: vale a pena começar uma produção?
Com um mercado aquecido, iniciar a produção na aquicultura pode ser uma boa opção. Porém, alguns pontos devem ser considerados pelo produtor.