Aquishow Brasil movimenta R$ 160 milhões em negócios

Mais de R$ 160 milhões em negócios fechados e orçamentos em aberto. Essa é a projeção dos organizadores para a movimentação econômico-financeira gerada entre os cerca de 7 mil visitantes e as 93 empresas expositoras da 12ª Aquishow Brasil.

O evento foi realizado de terça-feira (23/05) a ontem (25/05), no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto/SP.

“No ano passado, geramos R$ 130 milhões em negociações e, desta vez, superamos a expectativa inicial, que era de R$ 150 milhões. Vivemos um bom momento para o setor aquícola e os números comprovam isso”, explica Emerson Esteves, presidente do Conselho Deliberativo da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) e um dos organizadores do evento.

De acordo com uma pesquisa aplicada nos estandes do pavilhão “Marcelo Berriel”, 30% das marcas presentes estiveram na Aquishow Brasil pela primeira vez. Dessas, 95% pretendem voltar na próxima edição, que já tem data marcada – de 21 a 24 de maio de 2024.

A Fesma, de Arujá/SP, é um exemplo. A marca existe há 37 anos e está consolidada no mercado de produtos com injeção plástica, como as carenagens de urnas eletrônicas e caixas eletrônicos. Durante o evento, a Fesma lançou uma linha inédita de brackets 100% sustentáveis para tanques-rede de médio e grande porte.

“Participar da feira abriu nossos horizontes para o potencial desse mercado. No ano que vem, vamos voltar com soluções acessíveis, práticas e personalizadas para o dia a dia do pequeno produtor.  Notamos uma carência grande de produtos prontos e padronizados para esse público”, planeja o sócio-diretor Leandro Dourado.

Entre os que já conhecem a feira, 75% dos participantes disseram que a geração de negócios melhorou em relação ao ano anterior. Uma dessas marcas é a Guabi, que comercializa soluções nutricionais para organismos aquáticos há quase 50 anos e acompanha a Aquishow Brasil desde o início.

“Notamos um maior fluxo de pessoas e, consequentemente, mais oportunidades de negócios. Acredito que tivemos uma movimentação cerca de 30% maior do que em 2022”, calcula Lisandro Bauer, coordenador técnico-comercial de aquacultura da empresa.

R$ 160 milhões foram gerados em negócios fechados e orçamentos futuros

450 empregos foram gerados de forma direta ou indireta pelo evento

7,2 mil pessoas passaram pelo pavilhão “Marcelo Berriel”, nos três dias de feira

90 pessoas participaram da visita técnica à Global Peixe, em Esmeralda/SP

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela PeixeSP, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); da Itaipu Binacional e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O que: 12ª Aquishow Brasil

Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca – Avenida Aberlado Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP

Redes sociais: @aquishowbrasil