Aquishow terá programação paralela de minicursos

A 12ª Aquishow Brasil terá uma programação paralela com cinco minicursos de caráter técnico, de 22 a 25 de maio.

O Instituto de Pesca (IP-APTA), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é o responsável pela curadoria da programação.

Entre os temas abordados pelos pesquisadores e professores convidados, estão os sistemas de recirculação de água, o melhoramento genético de peixes, a parasitologia de peixes, a aquaponia e a produção de microgreen e a construção de lagos ornamentais.

Segundo Daniela Castellani, coordenadora dos minicursos e diretora do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental (CAPDPC), do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto/SP, o intuito foi tratar de várias cadeias produtivas da aquicultura, em consonância com a programação oficial.

“Uma das novidades deste ano é que, durante a realização do minicurso de genética, será abordada a aquaponia e a introdução do conceito da produção de microgreens, que são verduras muito jovens, colhidas logo depois da fase de broto. Essas hortaliças têm alto valor nutritivo e são muito fáceis de cultivar. Por isso, têm se tornado tendência”, explica.

Os minicursos serão realizados na estrutura do CAPDPC, com visitas aos viveiros do Centro de Pesquisa. “Vamos sinalizar o pavilhão, para facilitar o deslocamento dos inscritos”, complementa Daniela.

Para participar, é preciso adquirir o ingresso da Aquishow Brasil e, também, o ingresso específico do minicurso escolhido, que varia de R$ 200 a R$ 300 por pessoa, e já está disponível pelo site oficial da Aquishow Brasil. Todos dão direito a certificado.

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); e do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP).

Programação de minicursos

INTRODUÇÃO À AQUICULTURA EM SISTEMAS DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA

Palestrante: Marcelo Shei

Data: 22/05 (segunda-feira)