Artigo de pesquisadoras do IP é premiado pela Sociedade Brasileira de Herpetologia

A Sociedade Brasileira de Herpetologia e a editora BioOne premiaram o artigo científico“Estudo da comunidade de anuros em diferentes condições ripárias sob influência do cultivo de cana-de-açúcar: subsídios para a conservação”, decorrente de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O prêmio foi concedido durante o 8º Congresso Brasileiro de Herpetologia, realizado em Campo Grande (MS), no mês de agosto, em razão de o artigo estar entre os três mais acessados no ano de 2016 no site da revista científica South American Journal of Herpetology (SAJH).

De acordo com Claudia Maris Ferreira, pesquisadora do IP e um dos autores do artigo, o trabalho foi fruto de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Pesca do IP por sua orientada Ludmila Cristina Baldi.

“Recebemos a comunicação dessa premiação com muita alegria. Acredito que o grande interesse pelo artigo se deve principalmente à escassez de informações sobre os impactos da expansão da cultura de cana-de-açúcar nesses ambientes, que são zonas de transição muito importantes para as comunidades de anuros”, disse a pesquisadora.

O artigo, visualizado 707 vezes em 2016, fez parte de um projeto maior desenvolvido pelo Instituto de Pesca, que investigou a comunidade de peixes e anfíbios em riachos que sofrem influência de cultivos de cana-de-açúcar. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi coordenado pela pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos do IP Katharina Eichbaun Estves.

Quer mais informações sobre o artigo? Acesse a íntegra do texto em http://www.bioone.org/doi/full/10.2994/SAJH-D-15-00004.1.

Manual Técnico de Ranicultura está disponível para download