Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Boletim do Instituto de Pesca está no Top 10 das publicações de reconhecimento internacional
Única revista científica de ciência animal, pesca, ciências ambientais e alimentar, de fora da Europa com acesso livre e gratuito

O Boletim do Instituto de Pesca, do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, uma das revistas científicas brasileiras mais tradicionais na área de aquicultura e pesca, com 52 anos de existência e um acervo totalmente digitalizado com mais de 1450 artigos, foi incluído pela Aquaculture International, da editora Springer, entre as Top 10 – principais publicações do mundo sobre o tema bioflocos (BFT), com base no número de publicações, citações e índice h.

Nessa lista, o Boletim do Instituto de Pesca (BIP) aparece em sétimo lugar, posição que merece destaque por se tratar da única revista científica de fora da Europa, com acesso livre e gratuito, que publica artigos em inglês e está diretamente relacionada às áreas de ciência animal, pesca, ciências ambientais e alimentar. Vale ressaltar ainda que o BIP é a única publicação com corpo editorial público, dentre as grandes e afortunadas publishers globais: Elsevier, Wiley-Blackwell e Springer, que contam com equipes grandiosas e movimentam faturamentos extraordinários.

O reconhecimento do BIP só foi possível porque a revista encontra-se indexada nas principais bases de dados do mundo que traz esta visibilidade internacional, além das métricas representadas pelos principais indicadores como CiteScore e índice h.

Pesquisadores brasileiros entre os mais produtivos do mundo

A Aquaculture International aponta também o Brasil como o país mais produtivo e com maior influência em pesquisas sobre aquicultura em bioflocos (BFT) no mundo, sendo responsável por 31,72 % (289 artigos) das publicações globais. Foram avaliadas 911 publicações entre os anos de 2013 a 2022, por meio de buscas na base de dados Scopus que continham os termos: “biofloc”, “biofloc technology”, “biofloc system”, “biofloc fish culture”, “biofloc aquaculture”, “biofloc fish farming”, “biofloc shrimp farming” ou “biofloc water quality”.

Os quatro autores mais produtivos do mundo são brasileiros, sendo o Prof. Wasielesky W., da Universidade Federal do Rio Grande, o primeiro da lista, com 63 publicações. Dentre as Top 10 organizações de pesquisa em BFT mais produtivas do mundo, os quatro primeiros lugares são ocupados por universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade do Estado de Santa Catarina.

Vamos tornar o BIP ainda mais conhecido e plural? Pesquisadores e leitores estão convidados a visitar o site Boletim do Instituto de Pesca, que foi recentemente atualizado e traz uma ferramenta que permite quantificar e identificar as regiões geográficas de acesso aos artigos publicados.


Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.


Informações à imprensa

Instituto de Pesca - Núcleo de Comunicação Científica

Celular e WhatsApp: (11) 94147-8525 ipcomunica@sp.gov.br


Imagem: acervo BIP


VIVA OS PROFISSIONAIS DA PESCA!
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos