Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Cadeia do Pescado se prepara para o SIMCOPE 2022
Já estão abertas as inscrições para o IX Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado. Evento será realizado em outubro, na capital paulista

Release divulgado em 01/08/2022

“Agronegócio do Pescado: construindo um cenário para o consumo de produtos seguros e sustentáveis" é o tema do Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), realizado pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e da Seafood Brasil. O evento será realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, de 17 a 19 de outubro e tem vagas limitadas. 

A qualidade dos alimentos é responsabilidade de todo profissional que atua na cadeia produtiva, incluindo a de Pescado, ressalta Érika Fabiane Furlan, pesquisadora do IP e coordenadora do evento. “A capacitação continuada dos recursos humanos envolvidos é essencial para que toda a manipulação do pescado se dê observando-se os princípios de Boas Práticas de Higiene, Manipulação e Fabricação de alimentos, que são procedimentos adotados a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade do pescado com a legislação sanitária, incluindo a higienização de embarcações, instalações, equipamentos e utensílios, o manejo de resíduos, a saúde dos manipuladores, entre outros” afirma Furlan.

A pesquisadora destaca que, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), as boas práticas andam em conformidade com os códigos de conduta, padrões da indústria, regulamentos e leis relativos à produção, tratamento, manipulação, rotulagem e venda de alimentos; decretada pela indústria, localmente, pelo Estado, organismos nacionais e internacionais, com a intenção de proteger o consumidor de doenças transmitidas por alimentos, da adulteração do produto e fraude.

Segundo ela, o SIMCOPE é o fórum mais adequado para suscitar ao debate e a consequente atualização sobre temas relativos à qualidade, tecnologia e ao consumo do pescado, onde a academia, indústria, os órgãos reguladores, serviços de inspeção e as organizações ligadas à distribuição e comercialização do pescado, buscam suporte técnico e científico para estimular o consumo de pescado.

Nesta 9ª edição, pretende-se expandir o debate da qualidade na cadeia produtiva deste alimento, contribuindo para que o consumo de pescado de qualidade se dê num ecossistema favorável e sustentável garantindo êxito e vida longa ao negócio.

O evento é voltado para representantes da indústria, aquicultores, pescadores e demais integrantes da cadeia de produção; profissionais ligados ao comércio, vigilância sanitária, professores e estudiosos das áreas de saúde, inspeção, nutrição, ciências biológicas e farmacêuticas, engenharia de alimentos e demais interessados. 

As inscrições podem ser feitas pelo link: 

https://www.pesca.sp.gov.br/blog/agenda-14/ix-simcope-8633


Serviço

IX SIMCOPE – Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado

Data: de 17 a 19 de outubro de 2022

Local: Pro Magno Centro de Eventos

Endereço: Avenida Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP, 02518-00


Mais informações

Nara Guimarães 

Diretora de Comunicação Científica do Instituto Biológico 

Tel.: (11) 5087-1790

E-mail: naraguimaraes@sp.gov.br




Instituto de Pesca e Sindicatos realizam Workshop para pescadores(as)
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos