Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Criação de peixes em viveiros escavados é tema de curso no Instituto de Pesca

A piscicultura é uma atividade em constante crescimento no país. Para os atuantes na área e para quem quer iniciar uma criação de peixes em viveiros escavados, o Instituto de Pesca (IP - APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoverá nos dias 4 e 5 de setembro de 2018, o curso “Criando Peixe: Curso sobre Piscicultura”. O evento acontecerá no Centro do Pescado Continental, em São José do Rio Preto, interior paulista.

Coordenado pelo pesquisador do IP, Dr. Nilton Rojas, o curso tem como objetivo auxiliar produtores na criação de um ambiente rentável de cultivo de peixes em viveiros escavados.

Para isso, o curso abordará os aspectos gerais da piscicultura, como o preparo de viveiros para o recebimento de larvas, alevinos ou peixes adultos; o manejo da qualidade de água e alimentação, escolha da espécie adequada ao cultivo e o melhor momento para a despesca. Também serão abordadas as principais falhas na implantação de um projeto e os aspectos econômicos da piscicultura, tais como investimento, custos de produção, retorno do investimento e comercialização.

Além disso, no segundo dia do curso, os participantes acompanharão aulas práticas sobre a infraestrutura de viveiros de piscicultura e medida de vazão de água, com o Dr. Eduardo Abimorad; morfologia de peixes, coleta e identificação de ectoparasitas e endoparasitas, com o Dr. Eduardo Makoto Onaka; e análise dos principais parâmetros de qualidade da água em viveiros de piscicultura, com a Dra. Daniela Castellani, todos pesquisadores do Centro do Pescado Continental do IP.

Ao final do curso, os participantes também poderão esclarecer suas dúvidas sobre as particularidades de seus projetos.

O evento oferece 35 vagas a serem preenchidas por interessados em piscicultura em geral e para fins comerciais. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (17) 3234-3208 e 33232-1777 ou pelo e-mail ipesca.riopreto@pesca.sp.gov.br.

O valor de investimento é de R$ 150,00, que deve ser pago via depósito bancário em favor de FUNDAG -  Fundação de Apoio Agrícola – Banco do Brasil, Agência 3360-X, C.C. 4.200-5 (CNPJ 61.705.380/0001-54).

Clique aqui e confira a programação completa.

Por Letícia Chiquetto (estagiária)

Supervisão e Foto Leonardo Chagas

Revisão Márcia Cipólli

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7549 / (11) 3871-7550


APTA realiza encontro sobre tecnologia de cultivo de panga e lambari
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos