Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres Rurais.
Comemorado um dia antes do Dia Mundial da Alimentação, além das trabalhadoras do campo, o Instituto de Pesca homenageia as mulheres das águas. Aquelas que pescam, catam mariscos e caranguejos, cuidam de embarcações e petrechos, tecem redes, beneficiam e comercializam diversos produtos, agregando valor ao pescado e gerando renda, sustento e segurança alimentar próprias e para suas famílias.
Por meio de projetos de pesquisa e sociais, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sempre se empenha em valorizar e tirar da invisibilidade o trabalho de inúmeras mulheres que compõem a cadeia do pescado, tanto na pesca quanto na aquicultura.
Um exemplo é o Projeto Mulheres na pesca: avaliação da pesca artesanal na Baixada Santista sobre perspectiva de gênero, desenvolvido pela aluna Jéssica Garcia Rodrigues, formada pela da Pós-Graduação em Pesca e Aquicultura do Instituto de Pesca, e coordenado pela pesquisadora científica Ingrid Cabral Machado, especialista em ecologia humana e etnoecologia; gestão pesqueira e pesca artesanal, do Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Marinho.
O projeto retrata a realidade de vida pessoal e profissional de diversas trabalhadoras do litoral paulista, como as descascadeiras de camarões e muitas pescadoras, que unidas enfrentam os desafios da profissão.
Parabéns a todas as mulheres rurais das águas paulistas!
Imagem: iStock
Informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069
Instituto de Pesca
(11) 3871-7513
cecomip@pesca.sp.gov.br