A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada anualmente em 5 de junho desde 1974, tem o intuito de sensibilizar e incentivar a promoção de ações para problemas ambientais, tais como a poluição marinha e o aquecimento global. Para comemorar a data, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, realizará no auditório do instituto, localizado no Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista, um ciclo de palestras sobre a preservação dos ambientes aquáticos. Na oportunidade, também será inaugurado um painel ilustrativo sobre o peixe zebra, no Aquário do IP, seguido do lançamento de um novo projeto do Instituto.
O projeto em questão chama-se “A Escola Conhecendo a Pesquisa Científica no IP” e tem por objetivo difundir o conhecimento científico para estudantes. Para tanto, foram convidados palestrantes que atuam em projetos de pesquisa que visam a sustentabilidade dos ambientes aquáticos, a fim de incentivar o uso consciente dos recursos naturais. Outra atração será a palestra sobre as aplicações do peixe zebra na ciência, utilizando o painel ilustrativo fará parte do acervo do Aquário do IP.
No dia, a entrada no Aquário do Instituto será gratuita para o público em geral, que poderá conhecer as exposições, peixes e painéis, após o evento.
Programação
Palestrante | Palestra | Horário |
Dr Vander Bruno Santos Diretor do Instituto de Pesca | Abertura | 9h – 9h15 |
Dra Cíntia Badaró Pedroso Coordenadora do Evento | A interação da Ciência com as Escolas no Instituto de Pesca | |
Dra Monica Lopes Ferreira PqC Instituto Butantan | Plataforma Zebrafish: contribuição para a sociedade. | 9h20- 9h40 |
Dra Maria José T. Ranzani Paiva PqC Instituto de Pesca | 40 anos de Pesquisa Científica dedicada à aquicultura. | 9h45- 10h05 |
Dra Katharina E. Esteves PqC Instituto de Pesca | Entendendo a Biodiversidade: Peixes da Mata Atlântica | 10h10- 10h30 |
Dra Vanessa V. Kuhnen PqC Pós-Doc Programa Pós-Graduação Instituto de Pesca | Projeto Meros do Brasil e a preservação de um dos maiores peixes brasileiros. | 10h35- 10h55 |
Dr Luiz Miguel Casarini PqC Instituto de Pesca | Pesca fantasma: o flagelo dos mares. | 11h- 11h20 |
Visita ao aquário e inauguração do painel ZEBRAFISH | 11h30-12h30 |
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Tel: (11) 5067-0069