Dispositivo Excluidor de Tartarugas (TED) é tema de filme do Projeto REBYC II-LAC

Em 19/05/2021 foi exibido, nas dependências da Fundação Projeto Tamar, na cidade de Ubatuba - SP, o filme que trata da pesquisa participativa sobre o uso do Dispositivo Excluidor de Tartarugas (TED) pela frota de arrasto de camarão no município de Ubatuba. O teste do dispositivo e o filme fazem parte do Projeto REBYC-LAC II, desenvolvido pela FAO e financiado pelo GEF (Global Environment Facility). Tal pesquisa foi desenvolvida de forma coletiva e contou com a participação de pesquisadores, pescadores, redeiros, armadores e gestores públicos.

A exibição foi destinada apenas aos participantes do filme, que foi idealizado por Venâncio Guedes de Azevedo, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e por Bruno Giffoni, Coordenador do Programa Interação Tartaruga Marinha X Pesca, da Fundação Projeto Tamar.

“O filme tem por objetivo retratar o sucesso obtido na construção da pesquisa participativa e teste do TED. Além de criar um conteúdo didático, são apresentadas informações gerais sobre a pescaria, o TED, os elementos que motivaram a construção dessa iniciativa e os resultados obtidos. Tudo isso mostrado por meio dos pontos de vista de seus diferentes participantes”, explica Venâncio. A previsão para a divulgação do filme é o final deste mês.

Dispositivo Excluidor de Tartarugas (TED)

O TED, segundo Venâncio, surgiu nos Estados Unidos com a proposta de que águas vivas não fossem capturadas. É uma grade metálica, instalada no corpo da rede de arrasto de camarão, a qual permite que animais pequenos, como os camarões, passem pelo espaçamento entre as grades e sejam capturados, enquanto animais maiores, como tartarugas, tubarões e raias são barrados e conseguem ser excluídos da rede por uma “janela de escape”.

O objetivo do projeto, iniciado em 2019, foi avaliar a funcionalidade do TED e se seu uso não impacta na produtividade do pescador com relação à espécie alvo da pescaria.

Informações:

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

cecomip@pesca.sp.gov.br

Com atuação de destaque no universo profissional, ex-alunos da pós-graduação do Instituto de Pesca exaltam qualidade da formação recebida