Estudantes ganham destaque na Aquishow Brasil

Estudantes de escolas técnicas e universidades têm renovado o público da 12ª Aquishow Brasil, que terminou na última sexta-feira (26/05), em São José do Rio Preto/SP. Eles foram destaques em diversas atividades, como o AquaQuiz e o AgriFutura Pescado.

O aluno do sétimo período de zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rodolfo Batista Vieira Maia, 21 anos, por exemplo, participou da Aquishow Brasil pela primeira vez e venceu o AquaQuiz na modalidade estudantil, garantindo um prêmio de R$ 1.000. “Participar do evento foi incrível. Gosto muito da área de pesquisa, mas ganhei uma visão de mercado que ainda não tinha. Foram três dias de muito networking”, diz ele.

O torneio recreativo e cultural reuniu quase 100 participantes, com o intuito de testar conhecimentos sobre diferentes aspectos da Aquicultura.  Na modalidade geral, o vencedor foi o médico veterinário Santiago Benites de Pádua, que atua como gerente de marketing de aquacultura da Vaxxinova, uma das empresas expositoras da feira. “Resolvi doar meu prêmio em dinheiro para o Rodolfo, pois ele mereceu. Já fui estudante e sei como é”, afirma.

O médico veterinário Wilber Douglas Mendonça, 26 anos, que venceu o torneio no ano passado na categoria estudantil também ficou entre os 10 finalistas, mas, desta vez, na categoria geral.  “Foi muito bom reencontrar amigos na feira e conhecer novas pessoas. Ano que vem, tento a revanche”, brinca.

AgriFutura Pescado

Os estudantes também deram um show no AgriFutura Pescado, organizado pelo Instituto de Pesca e pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com coorganização do Instituto de Inovação Israelense (INNA) e apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e da Itaipu Binacional.

Eles formaram 10 grupos, com cerca de cinco pessoas em cada, para participar de uma maratona de inovação, que contemplou a “Gincana da Inovação” e a “Corrida pela Inovação”. Entre os primeiros colocados, havia representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Antonio Fernando Leonardo, vice-diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Instituto de Pesca e um dos organizadores do AgriFutura Pescado, lembra que a atividade também envolveu startups, como a Aqui9, um sistema de monitoramento remoto, que conquistou o primeiro lugar. Além dela, participaram outras doze startups: Alga Bloom, Algastech, Aquabit, Aqualife Bioinsumos, Assembly, Catfish, DuPeixe, General System, Manejo Facil, Meliora Ops (Startup Chilena), Meu Pescado e Sample. “Foi surpreendente, pura inovação. Nossa cabeça já está a mil para novos desafios”, afirma.

Realização

A 12ª Aquishow Brasil foi realizada de 23 a 26 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento contou com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do INNA; da Itaipu Binacional e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Serviço:

O que: 12ª Aquishow Brasil

Quando: De 23 a 26 de maio

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca – Avenida Aberlado Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP

Redes sociais: @aquishowbrasil

Secretaria de Agricultura apresenta um pacote de ações e investimentos durante a Aquishow