Instituto Biológico e Instituto de Pesca dão boas-vindas a estudantesde suas Pós-graduações

O Instituto Biológico (IB-APTA) e o Instituto de Pesca (IP-APTA), instituições de pesquisa científica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizaram a Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio, do IB (PG-IB), e do Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Pesca, do IP (PG-IP). O evento ocorreu segunda-feira, 6/03, na Vila Mariana,

Os novos estudantes receberam as boas-vindas das diretoras do IB, Ana Eugênia de Carvalho Campos, e do IP, Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, dos coordenadores dos Programas PG-IB, Marcelo Eiras, e do PG-IP, Vander Bruno dos Santos.

Durante a cerimônia, Eiras, que coordena a 17ª turma de mestrado do IB, destacou a importância da retomada das aulas presenciais, que aproxima as instituições, os docentes e discentes, visando ao crescimento conjunto.

Vander iniciou sua fala, agradecendo às diretoras pela presença e à vice-coordenadora do PG-IP, Cláudia Maris Ferreira Mostério, pela organização do evento. Também reforçou que “as ações de aprendizagem, mesmo que teóricas, quando ocorridas presencialmente, potencializam a comunicação, interação e os relacionamentos”.

As diretoras Ana Eugênia e Cristiane Neiva apresentaram as respectivas estruturas e ações das instituições e reforçaram a relação dos novos estudantes com a missão de ambas.  “A partir de agora vocês fazem parte dessas missões”, disse Ana.

Os discentes ainda tiveram a oportunidade de se apresentar, presencial e virtualmente, falando sobre suas pesquisas e as localidades onde serão realizadas, iniciando a primeira conexão entre todos.

Pesquisador do século XXI

A aula inaugural dos Programas de Pós-graduação dos dois institutos contou com a ilustre presença do pesquisador Dr. Wagner Cotroni Valenti, editor Executivo da Elsevier, Editor in Chief da MDPI e docente da Pós-graduação do CAUNESP e do IP, que ministrou a palestra “A Pós-Graduação no contexto científico internacional do Século XXI”.

Com dados e informações de alta relevância para os estudantes, Valenti buscou despertar a reflexão sobre como ser um pesquisador no século XXI. Destacou a importância da pesquisa como geradora de conhecimento e, consequentemente, seu desenvolvedor como responsável dessa missão. Reforçou a necessidade do fazer científico ser comunicado à sociedade por meio de uma divulgação clara e coerente, “a fim de que todos entendam sua importância e como ele os beneficia. Assim, não só compreenderão os investimentos na pesquisa, como também passarão a valorizá-la mais”.

Dentre muitas falas sobre os processos de estudo, avaliação e trabalho nas áreas científicas, o mestre enfatizou que “o pesquisador de hoje precisa transformar pesquisas em produtos, processos e serviços que atendam, diretamente, às demandas da sociedade. Nós professores e pesquisadores precisamos renovar nossos paradigmas. Precisamos gerar conhecimento, mas também gerar inovação. Precisamos formar novos cientistas, mas também formar empreendedores”.

Por fim, os representantes dos discentes e das instituições agradeceram ao professor, em nome de todos os futuros cientistas.

Inovação: oportunidades no IB e IP

Ao final da cerimônia de boas-vindas aos estudantes, as diretoras dos institutos ainda falaram sobre os sete ambientes de inovação da APTA que estão em construção, sendo um deles na Vila Mariana, os quais estarão à disposição de discentes que queiram empreender, além da incubação de startups. Para saber mais sobre o Ecossistema de Inovação da APTA, os Núcleos de Inovação Tecnológica dos Institutos de Pesquisa deverão ser procurados.

Para a diretora do Instituto de Pesca, “este evento demonstrou a importância das instituições para a formação de novos pesquisadores e profissionais capacitados para atender às demandas do mercado e aos desafios que a ciência enfrenta”, finaliza Neiva.

Fotos: Instituto Biológico e Instituto de Pesca

==============

Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica