O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abrirá suas portas ao público nos dias 17, 18 e 19 de outubro, na quarta edição do Apta Portas Abertas, iniciativa da Diretoria de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).
O objetivo do evento é aproximar a sociedade das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas nos institutos vinculados à Apta, oferecendo à população a oportunidade de conhecer de perto os avanços voltados ao agronegócio paulista.
De acordo com Eduardo de Medeiros Ferraz, assistente técnico da coordenadoria do IP, “Este evento é uma oportunidade para escolas, universidades e o público de forma geral conhecerem a estrutura das Instituições de Pesquisa do estado de São Paulo, onde na prática poderão conversar com pesquisadores e conhecer algumas das pesquisas desenvolvidas neste Instituto”.
Portas Abertas no IP
No Instituto de Pesca, as atividades incluirão visitas a laboratórios, demonstrações científicas, apresentação de projetos de pesquisa e práticas relacionadas às áreas de atuação da instituição: pesca, aquicultura e recursos hídricos e pesqueiros. Entre os temas abordados estarão ecossistemas costeiros e biodiversidade marinha, qualidade da água e sanidade de organismos aquáticos, fisiologia de peixes, desenvolvimento de novas tecnologias em aquicultura, sinergia verde (aquaponia), cultivo e funcionalidades de macroalgas e conservação dos recursos aquáticos.
As ações estarão distribuídas entre diferentes unidades de pesquisa do IP: em Cananéia, no Serviço Regional de Pesquisa do Litoral Sul; em São Paulo, no Serviço Laboratorial de Referência em Limnologia e no Laboratório de Fisiologia e Crescimento de Organismos Aquáticos; em Pirassununga, no Serviço Regional de Pesquisa de Pirassununga; e em Ubatuba, no Serviço Regional de Pesquisa do Litoral Norte.
Durante os três dias, os participantes poderão interagir com os pesquisadores responsáveis pelos estudos e vivenciar o ambiente de pesquisa científica. O primeiro dia será direcionado apenas às escolas, com o objetivo de despertar o interesse de crianças e jovens pela ciência. Já no sábado e domingo, o evento será aberto ao público em geral, oferecendo a oportunidade de aproximação entre sociedade e ciência; e o entretenimento e a gastronomia na já conhecida feira de produtos autorais, food trucks e shows ao vivo, organizada pela Associação de Moradores da Vila Mariana.
