Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Instituto de Pesca entrega obras de reforma do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo entregou nesta sexta-feira (11), em Ubatuba, as obras de reforma do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte, do Instituto de Pesca (IP-APTA). No evento foram apresentados o Laboratório de Estudos Pesqueiros e de Elasmobrânquios e o Laboratório de Macroalgas Marinhas Ricardo Toledo Lima Pereira. 

Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, as pesquisas das unidades reformadas proporcionam uma considerável contribuição para a ciência e inovação tecnológica do setor de algicultura.

“A concretização de melhorias nos dois laboratórios mostra a importância que o Governo do Estado dá às pesquisas, fornecendo incentivos, recursos e infraestrutura adequados para o desenvolvimento dos trabalhos dos pesquisadores”, afirmou o secretário. 

Já o coordenador da APTA, Carlos Nabil Ghobril, destacou que “as ações desses laboratórios, com o desenvolvimento de estudos inéditos no país, darão resultado positivo no sentido de projeção institucional, tanto no âmbito nacional quanto internacional, além de tornar a cadeia produtiva mais sustentável”. 

Estiveram presentes o Secretário da Agricultura, Antonio Junqueira, e seu Secretário Executivo, Marcos Böttcher, o Prefeito de Ubatuba, Márcio Maciel, o Coordenador da APTA, Carlos Nabil, a Diretora geral do IP, Cristiane Neiva, o Diretor do Núcleo, Venâncio Guedes de Azevedo, demais autoridades, pesquisadores da unidade e produtores de aquicultura.


REFORMA

O Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte (NRPLS) recebeu investimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo visando à revitalização da unidade, situada em Ubatuba, litoral paulista. O montante foi utilizado na reforma de telhados, pinturas dos prédios, consertos de portas, instalação de telas nas janelas e pintura no Laboratório de Piscicultura Marinha, além de adequações de dois espaços para os novos laboratórios.


LAMAMA

O Laboratório de Macroalgas Marinhas (LAMAMA) Ricardo Toledo Lima Pereira teve suas instalações melhoradas para realização das parcerias e dos projetos de pesquisa. A reforma beneficiou o Biobanco das Linhagens das macroalgas e as instalações de água marinha no laboratório, com pintura e toda infraestrutura de desembarque e embarque das macroalgas cultivadas na Fazenda Marinha Experimental do IP. 

A unidade é importante para o Brasil, pois tem uma coleção exclusiva com 12 linhagens formadas no Instituto, que devem ser preservadas e estudadas ao longo dos anos. Esse biobanco é único no país, e seus estudos têm por objetivo possibilitar maior sustentabilidade à cadeia produtiva da algicultura. 

O LAMAMA desenvolveu os primeiros estudos de biofertilizante à base de macroalgas e estimula, atualmente, o desenvolvimento nacional de todo setor da algicultura, estudos com a extração do bioetanol, biohidrogênio, antioxidantes e o ordenamento espacial.  

Os pesquisadores do laboratório realizam estudos da macroalga Kappaphycus alvarezii (Rhodophyta), em cultivo experimental no mar na região de Ubatuba. Essas pesquisas são em parceria com institutos e a Universidade de São Paulo (USP). O laboratório também capacita doutorandos, estagiários, professores secundários e maricultores.


Estudos pesqueiros 

Com a reforma do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte, foi criado o Laboratório de Estudos Pesqueiros e de Elasmobrânquios, com a infraestrutura básica necessária para a realização de pesquisas com os animais, popularmente conhecidos como tubarões e raias. A mudança dará condições para se realizar triagens de amostras, ensaios com elasmobrânquios mantidos sob cuidados humanos e também capacitação de pessoal por meio de cursos, workshops e pós-graduação. 

As pesquisas contribuem para estudos realizados com dispositivos redutores de capturas acidentais, em parceria com o setor pesqueiro local e visam minimizar os impactos negativos da atividade pesqueira. 

Instituto de Pesca 

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura. 


Informações à imprensa 

Instituto de Pesca - Núcleo de Comunicação Científica 

Celular e WhatsApp: (11) 94147-8525  

e-mail: ipcomunica@sp.gov.br  



6ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional estão com vagas abertas para etapa regional
Os convidados e observador devem fazer as inscrições exclusivamente pelo link
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos