Instituto de Pesca esclarece importância da parceria entre Universidades e Instituições de Pesquisa

O objetivo das parcerias entre instituições de ensino e de pesquisa é oferecer oportunidades de estágios e bolsas de iniciação científica a estudantes, visando ao aperfeiçoamento técnico-científico-profissional, por meio da vivência prática e da integração entre eles.

Vivenciar na prática o que se pretende fazer profissionalmente é fundamental para um estudante, principalmente a quem deseja se dedicar à pesquisa. A soma da experiência científica de Pesquisadores Científicos e alunos de Mestrado e Doutorado, por exemplo, dá a oportunidade aos estagiários de desenvolverem competências importantes para o futuro profissional, como elaborar projetos e programas; prestar serviços com qualidade e compreender os desafios da ciência. As habilidades sociais desenvolvidas, por meio das relações que constrói durante o estágio, também são fundamentais à realidade que encontrará no mercado de trabalho.

Atualmente, o Instituto de Pesca/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possui 19 convênios firmados com Universidades de todo país, os quais oferecem vagas a estudantes interessados nas áreas de Pesca e Aquicultura. Outra parceria firmada com Universidades é o empréstimo de livros especializados, que ainda não fazem parte do acervo da Biblioteca do Instituto.

Em 18 de janeiro, dia em que se comemora o Dia da Universidade, o Instituto de Pesca/APTA agradece a todas as instituições de ensino que o apoiam e, sobretudo, que confiam seus estudantes aos seus programas de estágio e pesquisa.

Texto: Cibele Santos Silva - Núcleo de Qualificação de Recursos Humanos

CECOM - Centro de Comunicação

Controle da Qualidade do Pescado é tema de curso da Secretaria de Agricultura e Abastecimento