Instituto de Pesca indica melhores pescados para foliões
Alimentar-se bem antes das festas é fundamental para evitar indisposição e aproveitar o feriado com amigos e familiares

Com o Carnaval se aproximando, nada melhor do que se preparar para aproveitar ao máximo os dias de folia e isso inclui cuidar da alimentação. Para aqueles que gostam da festa, é importante caprichar no cardápio para garantir energia suficiente para encarar a maratona carnavalesca. Pensando nisso, o Instituto de Pescado (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, reuniu algumas dicas de pescados a serem consumidos nesses dias pelos foliões.

É importante ressaltar que pescado é todo animal ou vegetal que tem seu habitat em água doce ou marinha e que é utilizado para a alimentação, como peixes, crustáceos (camarões), moluscos (ostras e mexilhões), anfíbios (rãs), répteis (jacaré e tartarugas), equinodermos (ouriços e pepinos-do-mar) e algas.

A composição da parte comestível do pescado varia entre 70 e 85% de água, 17 e 25% de proteína, 1 e 10% de gordura, 0,1 e 1% de carboidratos e 1 e 1,5% de minerais. Existem diversos motivos benéficos para se consumir pescado como, por exemplo, ser uma proteína de alto valor biológico (maior concentração de aminoácidos e de fácil absorção), menor densidade calórica e maior nível de minerais e vitaminas comparado a outras carnes.

Peixes marinhos ou de águas frias e profundas como salmão, atum, sardinha, bacalhau têm grande concentração de ômega-3, que é um ácido graxo poli-insaturado capaz de reduzir o risco de doenças autoimunes, cardiovasculares, câncer e artrite reumática. Já os peixes pintado, manjuba, pescada, sardinha, atum, corvina, salmão e tilápia são mais proteicos comparados a outras espécies de pescado.

Segundo a nutricionista e pós-doutoranda Jéssica Levy, do Núcleo Pescado para Saúde – projeto que o IP faz parte e visa promover e aumentar o consumo de pescado – “o pescado pode e deve ser inserido na sua alimentação do dia a dia, assim também como em datas especiais como o carnaval. Preparações como saladas, risotos, sanduíches, tortas e patês cabem com várias espécies de pescado. Opte por elaborações culinárias grelhadas, assadas, cozidas ou ensopadas”.

A nutricionista também menciona que “o consumo de pescado contribui para mais disposição e energia para aproveitar a festa, uma vez que o pescado é mais fácil de digerir quando comparado à carne bovina, suína e de aves”.

O pescado tem uma variedade de texturas e sabores para agradar a todos os paladares. Aproveite esta época do ano para inovar e experimentar novas espécies e até mesmo combiná-las. Camarão servido como molho para acompanhamento de um peixe; polvo assado na churrasqueira com ervas; bacalhau preparado em forma de escondidinho; frutos do mar servidos com macarrão alho e óleo; infinitas combinações ou possibilidades para introduzir o pescado na sua alimentação durante os dias de carnaval.

Por Andressa Claudino

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Informações à imprensa

Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

Gabriela Souza /Andressa Claudino