O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, marcou presença na 16ª edição da Santa Feira do Peixe, realizada na CEAGESP, em São Paulo, maior central de abastecimento de alimentos da América do Sul, com uma proposta inovadora e interativa que conquistou adultos e crianças. O evento, que é referência no setor e encerra amanhã (sexta-feira), reuniu no primeiro dia consumidores, comerciantes e representantes da cadeia produtiva do pescado, com foco especial nas compras para a Semana Santa.
Na Feira, o Instituto apresentou o projeto Pescado para Saúde, voltado ao estímulo do consumo de peixe pela população. Com uma abordagem lúdica e educativa, o espaço atraiu o público infantil com jogos, materiais ilustrativos e atividades que ensinaram, de forma divertida, os benefícios do pescado na alimentação. Adultos também participaram ativamente, recebendo orientações nutricionais da equipe do projeto. “O Pescado para Saúde elaborou um gibi com histórias em quadrinhos com as mascotes do projeto, para as crianças colorirem e lerem, sendo incentivadas a consumir pescado e serem multiplicadoras em seus meios. Também levou uma cartilha com orientações sobre alimentação saudável com a inclusão de pescado. Participar da feira neste ano foi importante para alcançar o público consumidor que sempre tem dúvidas ou experiências para compartilhar”, explicou a nutricionista Jéssica Levy.
Outro destaque foi o projeto Viabilidade Técnica e Econômica da Produção de Camarão Marinho Longe do Mar, coordenado pelo pesquisador Fábio Rosa Sussel. A ação ofereceu degustações de camarões cultivados em água salinizada, longe do litoral, e mostrou que sabor e sustentabilidade podem andar juntos. Os visitantes aprovaram a experiência e se encantaram com as dicas de preparo, além de conhecerem as técnicas que viabilizam essa produção inovadora no interior paulista. De acordo com Sussel, “além de explicar um pouco deste estudo que estamos conduzindo, foi uma grande oportunidade pra conversar com consumidores finais e apresentar, através da degustação técnica, o verdadeiro sabor de camarão".

Pesquisador Fabio Sussel oferecendo a degustação de camarões