Entre os dias 21 e 23 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará da quarta edição da Seafood Show Latin America, o maior evento do setor de pescado da América Latina, que será realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. Durante a feira, o IP apresentará grandes projetos institucionais.
A Seafood Show Latin America 2025 promete reunir produtores, fornecedores, frigoríficos, varejistas, atacadistas, distribuidores, serviços de alimentação, importadores, exportadores e fabricantes de maquinário, criando um ambiente estratégico para a geração de negócios e o fortalecimento da cadeia produtiva.
IP levará para a feira cases de sucesso e soluções científicas
Na quarta edição da feira, o Instituto de Pesca apresentará, em seu estande, projetos e serviços que reforçam o compromisso da instituição com a ciência aplicada, a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor. Com foco em quatro grandes eixos: sanidade aquícola, inovações, sustentabilidade e serviços, o IP mostrará como a pesquisa científica pode gerar soluções reais para aumentar a competitividade e a sustentabilidade da cadeia do pescado.
No balcão de Sanidade, o público poderá conhecer ações voltadas ao controle de doenças e à biosseguridade, onde serão apresentados os avanços do projeto CCD – Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Sanidade em Piscicultura, que visa à melhoria da sanidade na piscicultura para a obtenção de uma produção de tilápia (Oreochromis ssp) com qualidade, tanto para o produtor quanto para o consumidor.
O espaço dedicado às Inovações trará destaques de projetos estratégicos, como, por exemplo, o Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde (NPPS) e pesquisas em genética, nutrição e algicultura, que apresentam novas possibilidades para a indústria e o consumo de pescado. Os visitantes poderão conhecer produtos desenvolvidos a partir de macroalgas e amostras de rações elaboradas pelo Instituto.
A Sustentabilidade também será um dos pilares da exposição, com a apresentação de uma maquete de aquaponia, sistema que integra o cultivo de peixes e plantas, reduzindo o consumo de água e gerando alimentos de forma equilibrada. O estande contará ainda com informações sobre o Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Aquicultura Integrada para a Produção de Alimentos (CCD – AQUAINTEGRA), que tem como objetivo criar soluções de ciclagem de nutrientes em sistemas integrados de produção de alimentos, seguindo os conceitos da economia circular.
Por fim, o balcão de Serviços mostrará a representação de uma estrutura laboratorial e a atuação técnica do Instituto em análises de qualidade da água, protocolos de manejo e apoio a políticas públicas, destacando a importância desses serviços para o fortalecimento da aquicultura e da pesca no país.
De acordo com Cristiane Neiva, coordenadora do Instituto de Pesca, “participar da Seafood Show 2025 é uma oportunidade estratégica para o IP. O evento reúne toda a cadeia produtiva do pescado, permitindo conexões diretas com tomadores de decisão e potenciais parceiros. Além de fortalecer nossa marca como referência em inovação, teremos acesso a rodadas de negócios, premiações e a chance de apresentar soluções aplicadas ao setor. É um ambiente ideal para dar visibilidade à nossa atuação junto ao setor do pescado”.
Por Andressa Claudino
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Assessoria de imprensa IP
Seção de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br