Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Instituto de Pesca oferece treinamento à Marinha do Brasil

O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a convite do Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Delegacia Fluvial de Guaíra, situado no Paraná – realizou o treinamento Atividades da Pesca aos militares lotados nesta Delegacia, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com aulas teóricas on-line, e aulas práticas presenciais seguidas de avaliação nos dias 22 e 23.


A ação de aprendizagem faz parte do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível I, oferecido aos pescadores da região, sob comando e coordenação da Delegacia Fluvial de Guaíra, para fins de treinamento e habilitação dos profissionais na condução de embarcações.

Visando à importância e à necessidade do aperfeiçoamento dos temas relacionados à atividade da pesca, a unidade militar teve a iniciativa de convidar as pesquisadoras científicas Lídia Sumile Maruyama e Paula Maria Gênova de Castro Campanha, ambas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Pesqueiros do IP, que coordenaram e ministraram o treinamento no Centro onde atuam.  

Para completar o corpo docente foram convidados também o pesquisador científico Eduardo Makoto Onaka, do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental do Instituto de Pesca, de São José do Rio Preto; os técnicos Carolina Amorim da Silva Bittencourt e Yoshiaki Nogueira Miyazaki, da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA); e, ainda, os biólogos e ex-estudantes do IP, Anderson Arimura Matsumoto e Lucas Matheus Basílio, devido à expertise dos docentes nos temas abordados.

Com o aprendizado adquirido neste treinamento, os militares treinados poderão orientar e repassar aos pescadores profissionais, questões relacionadas a direitos e deveres, colônias de pesca, carteiras de pescador e embarcação, artes e métodos de pesca. Foram abordadas também questões sobre a biologia pesqueira, identificação de espécies de interesse para a pesca, espécies nativas, exóticas, ameaçadas de extinção e regras gerais sobre a pesca e o defeso. 

De acordo com as coordenadoras, esses foram “temas de grande relevância, que contribuirão para a Formação de Aquaviários fornecida pelo EPM da Delegacia, ao qual parabenizamos pela iniciativa e agradecemos pelo convite”, dizem.

Ao final da ação os militares presentearam as pesquisadoras e demais docentes com livros e produtos institucionais.


Em apoio à parceira Marinha do Brasil, o Instituto de Pesca informa que interessados em ingressar neste órgão militar podem se inscrever acessando: https://www.marinha.mil.br/sspm/  


Fotos: Núcleo de Comunicação Científica - IP


Informações à imprensa - Secretaria de Agricultura

Assessoria de Comunicação

(11) 5067-0069

imprensa@agricultura.sp.gov.br


Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

(11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br 


Dia Mundial da Pesca
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos