Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Instituto de Pesca participa da permissão de pesca do pintado

Foi publicada no Diário Oficial da União de 30 de janeiro, a Portaria MMA nº 355, de 27 de janeiro de 2023, que reconhece como passível de exploração, estudo ou pesquisa pela pesca a espécie Pseudoplatystoma corruscans, vulgarmente conhecida por pintado ou surubim.

A portaria é fruto da elaboração do Plano de Recuperação do pintado, um trabalho realizado em conjunto, envolvendo órgãos do governo federal e estadual, universidades e setor produtivo da pesca, sob a coordenação do ICMBIO- MMA. 

O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou ativamente da elaboração do referido plano, representado pelas pesquisadoras Paula Gênova e Lidia Maruyama, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Pesqueiros, localizado na capital.

Com esta publicação está permitida a pesca do pintado em território nacional após o final do período de defeso, por 24 meses, quando o plano será revisado. Segundo a normativa, o uso e manejo sustentáveis do pintado deverá atender às medidas propostas no seu Plano de Recuperação, que estará disponível, em breve, no site do MMA.

Leia a Portaria na íntegra, clicando aqui.

Foto: MAPA - https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias-2022/pintado-entra-na-lista-nacional-de-especies-ameacadas-de-extincao


Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

(11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br




Instituto de Pesca inicia ações da Rede de Inovação do Agronegócio
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos