Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Instituto de Pesca participa do I Encontro Paulista de Limnologia

O Instituto de Pesca (IP-APTA), representado pela pesquisadora científica Daercy Maria Monteiro de Rezende Ayroza, que atua no Instituto Agronômico (IAC-APTA), ambos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do I Encontro Paulista de Limnologia, em maio, realizado pelo Departamento de Hidrobiologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no auditório do BioTrop, em São Carlos.

O Encontro foi projetado para ser um evento exclusivo, não aberto ao público em geral, visando garantir a interação entre os pesquisadores e promover uma atmosfera propícia à colaboração e ao networking. As vagas foram limitadas e os participantes selecionados tiveram a oportunidade de se aprofundar em tópicos relevantes da limnologia, compartilhar suas pesquisas e ideias e fortalecer os laços acadêmicos e profissionais. 

O próximo passo será a elaboração de um artigo colaborativo a ser submetido à revista Acta Limnologica Brasiliensia, abordando os progressos e as lacunas no campo da limnologia no Estado de São Paulo, sob a perspectiva dos pesquisadores. A publicação desse trabalho permitirá a disseminação das pesquisas e reflexões sobre o tema, contribuindo para o avanço científico e o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos no Estado.


O evento contou também com a presença de renomados pesquisadores, como José G. Tundisi (IIE-São Carlos), Maria do Carmo Calijuri (USP-São Carlos), Carlos Bicudo (Instituto de Botânica-São Paulo) e Antonio Camargo (UNESP-Rio Claro). A ocasião permitiu uma valiosa troca de conhecimentos sobre os avanços recentes na área da limnologia no Estado, estabelecendo diretrizes para a organização do Congresso Brasileiro de Limnologia, que ocorrerá em São Paulo, capital, em 2028.

”Foi uma imensa honra e uma oportunidade extraordinária poder conhecer e compartilhar os trabalhos desenvolvidos por profissionais que não apenas são referências para mim, mas, também, para a comunidade de limnólogos como um todo. Eles desempenharam um papel fundamental na minha formação profissional e sou grata por ter tido essa oportunidade única”, diz Ayroza.

Instituto de Pesca 

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura. 

Informações à imprensa 

Instituto de Pesca - Núcleo de Comunicação Científica 
Celular e WhatsApp: (11) 94147-8525  
e-mail: ipcomunica@sp.gov.br  

Imagem: Daercy Ayroza


APTA abre concurso público para contratar 37 pesquisadores científicos
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos