Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Instituto de Pesca premiou startups que inovaram na cadeia do pescado

Evento proporcionou uma imersão da inovação com maratona de estudantes em diversas ações na Aquishow Brasil 2023

Os estudantes brilharam no AgriFutura Pescado, idealizado pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto de Inovação Israelense (INNA) e apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e Itaipu Binacional. Foram três dias desafiados, durante a  Aquishow Brasil 2023, para pensar em inovação, metodologias ágeis, setor e muito mais.  

O Agrifutura Pescado é uma spin-off do Agrifutura, que visa colocar a inovação na trilha dos eventos do setor.  “O evento temático é coordenado pelo Instituto de Pesca com a proposta de trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, por meio de diversas ações, como showcase de startups, maratonas de inovação com estudantes, mentoria e aceleração antes e durante o evento, apresentação das nossas inovações ao público, incentivo a negócios, networking e muito mais”, detalha Marcelo Ricardo de Souza, pesquisador científico e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca. 

O Agrifutura Pescado na Aquishow Brasil teve como foco a produção [antes da porteira]. “Foi um sucesso, os estudantes e as startups foram estrelas do maior evento de incentivo e fomento à inovação na cadeia do pescado do Brasil! Vivemos intensamente os três dias da Aquishow com diversas atividades. O final não poderia ser menos que emocionante. Todos celebramos, não faltou emoção”, destaca Marcelo. 

“O Agrifutura Pescado traz a inovação necessária para essa cadeia produtiva imergir com toda a força para o futuro”, pontua Cristiane Neiva, diretora geral do IP. 

O CEO do INNA, Moshiko Frenkel, enfatizou a aplicação do modelo israelense no Agrifutura Pescado e ressaltou o sucesso dos resultados. ​“Trabalhamos aqui o modelo adequado para o perfil brasileiro. Os resultados foram sensacionais, e as startups conseguiram se projetar de uma maneira incrível!” 

Startups  

O primeiro dia teve início com o tema Startups Race e Startup Expo, com a apresentação de soluções, validação junto ao mercado e participação das atividades.  E ao final os jurados validaram a interação das startups, junto ao mercado, nos estandes durante o evento. 

No segundo dia, as startups se reuniram com apresentação de soluções e desenvolvimento das atividades junto ao mercado, com a validação dos jurados. 

Dentre as 13 startups da competição Startup Race, a Catfish obteve o 3º lugar, apresentando tecnologias para aumentar a produtividade e reduzir custos de produção como sensores e alarmes inteligentes. A Meu Pescado ficou com o 2º lugar, apresentando um aplicativo de gestão para produtores e marketplace para compradores de pescados. Já a AQUi9 ganhou em 1º lugar, startup que esteve na primeira edição do evento, e apresentou uma tecnologia para aquicultura voltada à maximização da gestão, ao planejamento e controle de processos, do abate à venda do pescado, com um pitch completo. 

No último dia, ocorreu a apresentação dos pitches para o júri de startups. Elas ainda visitaram os demais expositores da feira para validação e integração de startups no mercado. 

Além das vencedoras, vale destacar todas as startups participantes, deste encontro, como a Alga Bloom, Algastech, Aquabit, Aqualife Bioinsumos, Assembly, DuPeixe, General System, Manejo Facil, Meliora Ops (startup chilena) e Sample. 

Maratona 

No primeiro dia também aconteceu a Maratona de Inovação, composta pelas categorias Corrida Maluca e Gincana da Inovação, nas quais participaram 10 equipes de estudantes, representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Na Corrida Maluca, os times segmentaram a feira para conhecer o mercado, a construção do cenário atual, buscar as dores e causas junto aos segmentos e, por fim, propor soluções. Eles trouxeram soluções como a criação de um aplicativo para conectar produtores e startups, desenvolvimento de simbióticos personalizados, criação de redes de cooperativas e fomento a pesquisas aplicadas.  

Na Gincana da Inovação os participantes assistiram a diversas palestras que difundiram conhecimento sobre as temáticas como: Dores x Causas, De onde vem as boas ideias?, Validação de Premissas, Desenho de Solução, Matrix da Inovação e Entregas. 

As equipes vencedoras de estudantes da Maratona se apresentaram para o público, no palco Aquishow Brasil 2023, e receberam o kit de premiação e os certificados de participação. 


Realização 

A 12ª Aquishow Brasil foi realizada de 23 a 25 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 


Por  

Marcela Falsarella 

Lisley Silvério 

========================================================================

Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

Tel.: (11) 94147-8525

e-mail: ipcomunica@sp.gov.br


Estudantes ganham destaque na Aquishow Brasil
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos