O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu, na última segunda-feira, 1º de dezembro, a delegação do Governo do Estado de Selangor, Malásia, para uma visita técnica à sede do Instituto, localizada na Vila Mariana, em São Paulo.
O encontro teve como objetivo apresentar aos visitantes o trabalho realizado pelo IP, especialmente nas áreas relacionadas à pesca artesanal, além de compartilhar informações sobre os projetos e programas desenvolvidos pela instituição. A delegação também buscou aprofundar os conhecimentos sobre o cascudo invasor (Hypostomus spp./Pterygoplichthys spp.), espécie que tem causado impactos ambientais e socioeconômicos em Selangor.
A comitiva foi recepcionada pelos pesquisadores e assistentes técnicos da Coordenadoria do IP, Eduardo de Medeiros Ferraz e Gianmarco Silva David, que conduziram a visita e apresentaram as principais atividades do Instituto. Durante a programação, a delegação conheceu os laboratórios da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura (DPDA) e da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Pesqueiros (DPDRHP), onde foram apresentados estudos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor pesqueiro.
A visita contou com a presença do Cônsul da Embaixada da Malásia no Brasil, Amirul Azman Ahmad; do senhor Kossi Telou, assistente da embaixada no Brasil; de Dato’ Izham Hashim, Conselheiro Executivo do Estado de Selangor para Agricultura e Segurança Alimentar; do Secretário-Adjunto de Estado (Desenvolvimento); do Diretor do Departamento de Agricultura de Selangor; do Diretor do Departamento de Serviços Veterinários de Selangor; do Diretor-Presidente do Grupo da Corporação de Desenvolvimento Agrícola de Selangor; e do Assessor Especial do Conselheiro Executivo para Agricultura e Segurança Alimentar, além de Zurkimin Ahmad, Diretor-Assistente da Unidade de Planejamento Econômico do Estado de Selangor (UPE).

De acordo com Eduardo, “a visita tinha como principal objetivo entender se, no Brasil, tínhamos problemas relacionados à introdução de uma espécie de cascudo amazônico, a qual tem causado uma série de problemas em Selangor. Em nossa apresentação formal, o colega Gianmarco mostrou, em linhas gerais, as atividades de pesquisa nas áreas de Pesca e Aquicultura. Nas visitas às Divisões de Pesquisa, os membros da delegação conheceram, na prática, algumas atividades de pesquisa que versam sobre a Pesca Continental e a Sanidade Aquícola realizadas pelo Instituto de Pesca. ”
Por Andressa Claudino
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Assessoria de imprensa IP
Seção de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br







