Instituto de Pesca recebe Medalha “Amigo da Marinha”

No dia 16 de dezembro de 2023, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu a Medalha “Amigo da Marinha”, no Iate Clube de Londrina, no Paraná, a convite da Delegacia Fluvial de Guaíra, órgão da Marinha do Brasil.

A Medalha destina-se a agraciar personalidades civis e militares, bem como instituições que tenham se destacado no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha, onde, na ocasião, o Instituto de Pesca foi um dos condecorados com a honraria.

Para o recebimento da Medalha, esteve presente a pesquisadora Lídia Maruyama, que representou o Instituto de Pesca, devido à sua participação na coordenação e docência do treinamento “Atividades de Pesca”, juntamente aos pesquisadores do IP, Paula Gênova e Eduardo Onaka; os ex-estudantes da mesma instituição, Anderson Matsumoto e Lucas Basílio; e os técnicos do Ministério da Pesca de Brasília, Carolina Bittencourt e Yoshiaki Miyazaki.

Da esquerda para direita: 3º. Sargento Lima, Suboficial Monteiro, 1º. Sargento Guilherme, Suboficial Herbert, Subtenente André Marinho Ferreira (Comandante do Tiro de Guerra de Londrina), Capitão de Corveta Tiane Rezende Corpas de Andrade, Pesquisadora do IP Lídia Maruyama, 1ª. Tenente (RM2-T) Nágila Briglia, Marinheiro (RM2-T) Fanti

O treinamento “Atividade da Pesca”, oferecido em novembro de 2022, em formato híbrido, aos militares lotados na Delegacia Fluvial de Guaíra, foi inserido recentemente na grade curricular do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível I, oferecido aos pescadores da região, sob comando e coordenação da Delegacia, para fins de treinamento e habilitação dos profissionais na condução de embarcações.

De acordo com Lídia “os militares treinados poderão, com o aprendizado adquirido neste treinamento, orientar e repassar aos pescadores profissionais todas as questões abordadas no curso, com o intuito de os conscientizar e ampliar seus conhecimentos para exercer a profissão de pescador profissional e em complemento ao Curso de Formação de Aquaviários fornecido pela Marinha do Brasil - Ensino Profissional da Delegacia Fluvial de Guaíra, ao qual parabenizamos pela iniciativa. Neste sentido, agradecemos pela oportunidade de contribuir com a ampliação dos conhecimentos relacionados à atividade pesqueira continental e nos sentimos honrados em sermos agraciados pela Medalha “Amigos da Marinha”, conclui a pesquisadora.

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Informações à imprensa

Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

Gabriela Souza /Andressa Claudino