Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Instituto de Pesca recebe representantes da Dinamarca para discutir métodos de identificação e quantificação de algas tóxicas

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Pesqueiros do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu representantes de instituições e universidades dinamarquesas, a fim de discutir o “Plano de ação para a Rede Dinamarca-Brasil”, intitulado “Novos métodos para identificação e quantificação de algas tóxicas”. 

A discussão se deu devido à necessidade de utilização de ferramentas apropriadas para rastrear, com exatidão, as mudanças ambientais na escala espaço-temporal, que podem servir na predição de eventos de florações de microalgas e cianobactérias, que são microrganismos capazes de realizar a fotossíntese e que vivem em rios, represas, lagos e outros ecossistemas aquáticos.    

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Pesqueiros do IP busca ferramentas alternativas para o controle do processo de eutrofização (poluição das águas), a fim de garantir os usos múltiplos das represas, especialmente aquelas que são utilizadas para a aquicultura.     

O encontro foi apoiado pela Danish Agency for Higher Education and Science com intuito de discutir futuras parcerias e pesquisas em conjunto aos pesquisadores da Dinamarca. Estavam presentes Niels O. G. Jørgensen, professor associado da University of Copenhagen; Louise Schlüter, pesquisadora da DHI Water and Environment, e Jeppe Lund Nielsen, professor Associado da Aalborg University. Também participaram pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Guarulhos (UNG) e estudantes de pós-doutorado do Instituto de Pesca e Mestrado da UNG.     

Encontros como esse são um exemplo da abertura do Instituto a futuras parcerias.

Caso tenha interesse em conhecer e/ou apresentar projetos e pesquisas, entre em contato pelo e-mail: institutodepesca@sp.gov.br  


Informações à imprensa - SAA

Assessoria de Comunicação

(11) 5067-0069

imprensa@agricultura.sp.gov.br


Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

(11) 3871-7513 / (11) 94147-8525

cecomip@sp.gov.br


24/03/2022


Secretaria de Agricultura de SP desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão rural sobre o uso da água no agro
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos