Na última quinta-feira, o Instituto de Pesca (IP-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebeu em sua sede, na Vila Mariana, a Coordenação do Centro de Engenharia de Plasticultura Braskem-Fapesp (CEP), estando presentes a Coordenadora Geral Telma Teixeira Franco e demais membros da Unicamp, além do diretor de negócios Renato Yoshino, a líder comercial de Agro e Construção Civil Karen Pallone, e as especialistas em desenvolvimento de mercado Ana Paiva, Viviane Remondini e Beatriz Mazziero, todos da Braskem. O objetivo da visita foi discutir assuntos relacionados ao Centro de Pesquisa, com ênfase no Projeto de Tilapicultura, bem como conhecer a atuação do IP em temas relacionadas às suas principais linhas de atuação.
As equipes foram recepcionadas pela pesquisadora do IP que integra o projeto, Katharina E. Esteves, pelo vice-diretor do IP, Eduardo Medeiros, o diretor de inovação, Marcelo Ricardo e os pesquisadores Vander Bruno dos Santos e Adalberto José Monteiro Jr., além do Prof. João Osti da Universidade de Guarulhos.
Foram investidos recursos financeiros no valor de R$ 62.210,00 para a instalação de um sistema de recirculação de água sob uma estufa agrícola. Este estudo está sendo realizado no IP para avaliar o crescimento de tilápias juntamente com a produção de uma macrófita aquática, avaliando a influência de filmes plásticos na produção de cianobactérias e monitorando a presença de microplásticos no sistema.
Visita aos ambientes de pesquisa do IP
A visita começou com uma reunião na sede do Instituto de Pesca. Em seguida, todos os presentes fizeram um tour pela área onde o Instituto está localizado. Durante o tour, os visitantes puderam conhecer o Maior Cafezal Urbano do mundo, sendo guiados pela pesquisadora Harumi Hojo, do Instituto Biológico. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer os ambientes de estudos e pesquisas do IP.
Por fim, as equipes puderam ver, na prática, os resultados dos investimentos feitos para o projeto “Avaliação do uso de estruturas plásticas e sua sustentabilidade na aquicultura”, ao visitarem a área de experimentação. De acordo com o pesquisador do IP, Vander Bruno, a área está composta por “estufas com tanques, onde se encontram as espécies em estudo, sob a proteção de coberturas plásticas".
Para a pesquisadora Katharina, "a visita foi importante porque permitiu aos visitantes conhecer a atuação do Instituto de Pesca em diversas áreas, possibilitando também uma discussão de diferentes aspectos do projeto com a equipe do CEP. Paralelamente, a visita ao local do experimento permitiu a todos conhecer o experimento recentemente implantado, proporcionado uma oportunidade de troca de informações entre os envolvidos". De acordo com Viviane Remondini, representante da Braskem no CEP, “o acompanhamento de projeto e a troca de conhecimento é essencial para o desenvolvimento sustentável da plasticultura no Brasil”.
Por Andressa Claudino
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Informações à imprensa
Instituto de Pesca
Núcleo de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br