Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


IP adquire equipamento que permitirá novas análises de água

Está em fase de implantação na Unidade Laboratorial de Referência em Limnologia do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, um novo equipamento para análise da qualidade da água, que utiliza sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE).

De acordo com Luciana Carvalho Bezerra de Menezes, pesquisadora do IP e responsável técnica pela Unidade Laboratorial, inicialmente o equipamento estará configurado para análise de toxinas que se originam de processos de eutrofização em ambientes aquáticos continentais.

“A utilização do CLAE permitirá a realização de análises de grande relevância para o setor produtivo da aquicultura e da pesca e também para outros usos da água, tais como o abastecimento urbano, tendo em vista que os diagnósticos permitidos pelo equipamento se referem a toxinas que causam prejuízos ao setor produtivo e à saúde humana”, explica Luciana.

O equipamento foi adquirido com recursos provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), via projetos desenvolvidos por pesquisadores do IP e do Polo Centro Oeste da APTA. A previsão é que até março de 2019 seja concluída operacionalização do sistema.

Diante disso, para operar o novo equipamento, a equipe de técnicos da Unidade Laboratorial já recebeu treinamento entre os dias 4 e 5 de fevereiro de 2019 e agora se debruça em testes de funcionamento para garantir a qualidade das análises que serão ofertadas ao setor produtivo pelo Instituto de Pesca.

 

Por Leonardo Chagas

Revisão Márcia Cipólli

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Agricultura e Abastecimento 
Instituto de Pesca 
(11) 3871-7549 ou 3871-7550
comunicacao@pesca.sp.gov.br


Prazo para submissão de trabalhos na XIII Recip é prorrogado até 1º de março
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos